SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO É LIBERADA PELA PREFEITURA DE PIUMHI

O salário do mês de novembro dos servidores municipais de Piumhi foi pago no dia 30 do mês e a liberação da segunda parcela do 13º foi depositada nesta quarta-feira, 12. A liberação do salário de dezembro está prevista para o dia 28 deste mês.

A administração atual, desde o início do segundo semestre de 2018, já prevendo o atraso no repasse do Governo do Estado, adotou uma política de contenção de gastos, gerindo os recursos disponíveis da melhor maneira possível. Pensando nas contas de fim de ano e no bem estar da população, a prefeitura conseguiu manter a folha de pagamento dos funcionários em dia, e manteve ainda o pagamento dos fornecedores corretamente, para viabilizar os trabalhos da prefeitura.

Diversos municípios passam por dificuldades relacionadas a falta do repasse, chegando até mesmo a travar o pagamento dos funcionários. No entanto, o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco) teve visão futura e soube controlar e gerir os recursos, tornando possível esse pagamento em dia, não deixando o município a mercê esperando pelos repasses.

“Não foi fácil fazer esse malabarismo com as contas e manter os pagamentos em dia, mas ainda assim conseguimos e vamos fechar o ano sem débito com os servidores, que poderá fazer suas compras de natal, participar da ceia, comprar presentes para famílias e amigos, sem a preocupação de não receber o salário. É injusto o que estamos vivenciando com o governo, mas nosso servidor não pode ser o primeiro a ser atingido. Fizemos de tudo para regularizar as contas, mas precisamos urgente que o estado faça sua parte, para que a fonte não seque”, comentou o prefeito.

O valor da dívida do estado com Piumhi chega a marca de R$ 14.553.651,46, referente aos repasses constitucionais do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), além de recursos de confinanciamento do transporte escolar e dos serviços e benefícios da assistência social.

Os mais de 1.240 funcionários públicos municipais receberam na sexta, 30, o pagamento de seus salários de novembro, totalizando a liberação de um montante de R$ 2.419.090,33, e com a liberação da segunda parcela do 13º salário de seu quadro funcional, o montante gira em torno de R$ 1.050.000,00. Além disso, já está agendado para o dia 28 de dezembro, a quitação da folha de pagamento de dezembro cujo valor — acrescido dos encargos legais — bate na casa dos R$ 3 milhões.

Se somados, todos os valores correspondentes aos salários e benefícios liberados para o servidor público nos últimos 30 dias do ano, estes alcançariam um patamar próximo aos R$ 6,5 milhões injetados na economia piumhiense, aquecendo o comércio durante as festas natalinas, que é das mais aguardadas com expectativa pelo setor ao longo do ano.

A administração aposta ainda na realização do Festival Vozes da Natal para atrair os moradores dos bairros para o centro da cidade e de outros municípios vizinhos com uma programação atraente e festiva na Praça Padre Alberico, que acontece entre a quinta e o sábado, 20 e 22.

Números recentes divulgados pela Associação Mineira de Municípios (AMM) mostram que 8 entre 10 municípios mineiros caminham para fechar o ano com suas contas, inclusive, do pagamento da folha salarial de seus servidores, no vermelho. Crise causada pelo atraso no repasse de recursos pelo Governo de Minas abrindo uma dívida com os 853 municípios do Estado que ultrapassa a marca de R$ 10 bilhões.