INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE REALIZA CURSO EM PIUMHI

A Prefeitura Municipal de Piumhi, em parceria com a Associação Piumhiense de Turismo (APITUR), iniciou nesta semana a capacitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para condutor de turismo. O curso está sendo realizado na Associação Comercial de Piumhi (ACE), onde 30 pessoas se inscreveram e estarão habilitadas para trabalhar em torno do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), como guia/condutor de carro 4×4 e trilha.

O curso começou na segunda-feira, 04, e será concluído na próxima sexta-feira, 08. A capacitação é exigida pelo parque, para que os visitantes possam se locomover acompanhado de guia credenciado, visando assim, a segurança e o bem-estar dos turistas.

Com isso, os condutores estarão instruídos com técnicas de segurança na condução de visitantes, em técnicas de percepção, conhecimento, reconhecimento e valorização da biodiversidade do Cerrado.

De acordo com o presidente da APITUR, Wallace Franklin Júlio Santana, o curso que o ICMBio está ministrando é um grande passo para a economia do município. Ele explicou que Piumhi possui como principais fontes econômicas o leite, queijo e café, e agora passa a contar com o turismo crescente em nossa região. Gerando assim, uma nova fonte de renda para a população.

“Espero que a capacitação seja o primeiro passo de muitos, para que assim nosso município possa fornecer um serviço de qualidade para nossos turistas”, enfatizou o presidente.

Este projeto só foi possível de ser realizado por meio de idas e vindas à Belo Horizonte, juntamente com a APITUR, os vereadores, José Antônio Camargo Júnior (Júnior Boi), José Seabra de Oliveira (Seabra) e o Fernando Gomes (Fernando detetive), junto ao deputado Cássio Soares. A qual se mobilizaram para que o ICMBio viesse ingressar Piumhi, ao circuito das nascentes e a Serra da Canastra; assim recebendo o curso de suma importância para o município.