Prefeitura disponibiliza curso de costureira

Um grupo de 40 alunos iniciou curso de costura industrial ministrado gratuitamente pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com a Prefeitura de Piumhi, através do Departamento de Agricultura. O prefeito Adeberto José de Melo, Deco, a responsável pelo setor de agricultura, Helenice Miranda, o responsável pelo Departamento do Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, a proprietária das confecções Dgold, Sandra Souza e o Analista de relações empresariais e responsável pelo curso, Henrique Dutra deram as boas-vindas aos alunos durante a aula inaugural, realizada na manhã de terça-feira, 15, em uma sala montada na confecção Dgold, à rua Getúlio Vargas em Piumhi.

O curso de capacitação de mão de obra industrial, para o setor de confecção, está sendo ministrado pela Instrutora Mércia dos Santos Borges Silva, com duração de trinta dias, dividido em duas turmas, uma matutina e outra vespertina.

“Estou muito feliz em poder cumprir mais esse compromisso com a população. Ao logo da nossa jornada em buscar melhorias para Piumhi, citamos que as parcerias com Senai e Fiemg seriam essenciais para que nosso povo fosse qualificado e tivesse a oportunidade de crescer financeiramente. Fomos atrás dessa parceria porque sabíamos que ela seria importante para todos da cidade. Agora, os interessados pelo curso estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão que é tão requerida no mercado e ter a chance de trabalhar por conta própria, ou até mesmo em grandes empresas, ajudando a movimentar o mercado”, afirmou Deco.
Deco ainda comentou sobre as parcerias com as instituições e o comércio local. “Acredito que essa parceria veio para agregar e mostrar o quanto vale a pena investir em si mesmo! Agradeço à instituição Senai/Fiemg por acreditar no povo Piumhiense e trazer esse curso para nossa cidade. Sabemos da seriedade da instituição e vamos buscar sempre retribuir a parceria. Agradeço ainda a parceria da confecção Dgold (Sandra Moreira), que cedeu o espaço físico para a realização do curso. Certamente, sem sua parceria seria mais difícil conseguir realizar o sonho de muita gente”, finalizou o prefeito.

Para Helenice Miranda, o curso é uma oportunidade de a população qualificar no setor. “Devido à grande procura das indústrias de Piumhi e a carência de mão de obra qualificada, o prefeito buscou firmar parcerias com o SESI/FIEMG, colocando à disposição do mercado de trabalho, onde inicialmente, 40 pessoas serão treinadas para atender a mão de obra deste setor, tendo em vista, que as costuras industriais do município, na maioria das vezes, estão sendo fracionadas em municípios da região. Com esta mão de obra qualificada, o comércio local trará mais emprego e renda para a nossa comunidade”, finalizou a responsável pelo setor de agricultura.

“Os cursos são importantes para capacitar o profissional para o mercado de trabalho e oferecer à indústria mão de obra profissional. As indústrias investem na FIEMG para o treinamento, gerando economia ao município”, afirmou Henrique Dutra.

Devido à grande demanda, a Prefeitura de Piumhi fez uma nova parceria com SESI, SENAR e FIEMG e prorrogou o curso para mais trinta dias, quando será aberta uma nova turma de 40 alunos, com o inicio das aulas em 25 de abril.
As inscrições estão sendo feitas no Departamento de Agricultura, à rua Artur Rodrigues, 32, no prédio do Sindicato Rural. Informações pelo telefone 3371-9208