PREFEITURA DE PIUMHI REALIZA SOLTURA DE CERCA DE 10 MIL PEIXES NO RIO SÃO FRANCISCO

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Piumhi realizou a soltura de aproximadamente 10 mil peixes no Rio São Francisco. Essa informação contraria a fake news que tem circulado nas redes sociais, informando que, nesta gestão, a prefeitura não havia soltado nenhum peixe no Projeto de repovoamento do Rio São Francisco. No entanto, nos últimos três anos, a administração do Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), confirma e comprova que realizou a soltura de cerca de 10 mil peixes da espécie curimatã pacu no Rio.

O peixamento é uma ação de repovoamento, que ocorre em diversos trechos da bacia ao longo do ano, como iniciativa do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A ação é um dos trabalhos que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, que contribui para o meio ambiente ajudando na recuperação do bioma do qual faz parte esse rio.

“Este trabalho ensina as novas gerações a importância desse tipo de envolvimento. As crianças e jovens sempre participam dos peixamentos, muito animadamente, e, isso cria um vínculo, uma preocupação real, com o futuro daquele rio”, afirmou Inaldo Guerra, na época, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

Os peixamentos em Piumhi contaram com a participação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater/MG), Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, escolas, colônias de pescadores, sociedade civil e autoridades locais.

O prefeito Deco reforçou que existe uma grande preocupação em relação ao peixamento, e, desde o início da administração, sempre teve atenção especial com a questão da preservação ambiental.

“Fico muito triste em saber que ainda existem pessoas tentando enganar a população com informações infundada e mentirosas. Estamos trabalhando para preservar o nosso meio ambiente, tendo em vista que, além do peixamento que realizamos por duas vezes em nossa Administração, plantamos mais de mil árvores na cidade, implantamos o sistema de coleta seletiva, conquistamos a construção do galpão para coleta seletiva, além das melhorias e reformas das Praças e estruturação do Parque da Mina, dentre outras atividades”, informou Deco.

O prefeito disse ainda que vai continuar trabalhando pela questão ambiental estar cada vez mais fortalecida em Piumhi. “Que ama Piumhi de verdade, não fica enganando o nosso povo. A população merece respeito e não deve ser induzida a erros, com noticias mentirosas”, finalizou o chefe do executivo.