PREFEITURA DE PIUMHI CONCEDE DESCONTO NO IPTU AOS CONTRIBUINTES

A Prefeitura de Piumhi estabeleceu por meio da Lei Complementar nº 55/2018, a conceder desconto no IPTU, neste ano de 2018, para os contribuintes que pagarem o imposto até o dia 30 de abril. A lei foi assinada no dia 28 de março e passa a valer para o imposto cobrado esse ano.

De acordo com a lei, as pessoas que realizarem o pagamento do IPTU integral até o final do mês de abril ou parcelado em até três vezes, receberão desconto de 2,8% sobre o valor total cobrado.

Essa medida foi adotada pelo Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), tendo em vista que anualmente são reajustadas as alíquotas do IPTU, com base no IPCA ( Índice de Preços ao Consumidor), que é medido pelo IBGE.

Com o reajuste, os contribuintes pagariam o valor de 2,8% a mais que o ano passado. Para minimizar o aumento e como forma de incentivo fiscal, a Prefeitura adotou a medida de descontar o valor para o cidadão que pagar dentro dos prazos estabelecidos na lei.

O Prefeito Deco ressaltou que esta iniciativa foi estudada com o corpo jurídico da prefeitura e não fere a renúncia de receitas do município.

“Essa é uma forma de ajudar o cidadão que já tem muitos gastos com impostos no início do ano. Sabemos que o IPTU é nossa principal receita e não podemos abrir mão dela. Mas temos a consciência de que se o valor aumentar de forma que atrapalhe o pagamento do cidadão, nós seremos prejudicados com a inadimplência. Por este motivo, resolvemos dar o desconto do valor que certamente iria aumentar de forma automática”, reforçou Deco.

Todos aqueles que efetuarem o pagamento a vista, receberão o desconto e se quiserem parcelar devem comparecer ao setor de tributação da prefeitura com a guia que será divido em até três vezes com o desconto, ou em até 08 vezes, dependendo do valor, sem desconto.

Caso o contribuinte não tenha a guia para pagamento, o mesmo deve procurar a prefeitura, na Rua Padre Abel, 332, Centro. O cidadão também pode acessar o site www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br e retirar a guia com desconto. Outras informações no telefone: (37) 3371-9212.

PRÊMIOS NO PAGAMENTO

Na oportunidade, a Prefeitura estuda a possibilidade de voltar a realizar o sorteio de prêmios, no “IPTU Premiado”, no final do ano, para as pessoas que pagarem o imposto em dia, sendo essa uma maneira de incentivar a população a pagar o imposto no prazo correto.