PREFEITO SE REÚNE COM POLÍCIA, BOMBEIROS E SECRETÁRIOS PARA PLANO DE CONTINGÊNCIA

A pedido do Prefeito Municipal de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), juntamente com o Capitão Mauri Rodrigues da Polícia Militar, autoridades responsáveis se reuniram no gabinete do chefe do executivo, na manhã desta sexta-feira (24), pra traçar um plano de contingência, devido a previsão das fortes chuvas e a possibilidade do grande volume de água no fim de semana.

Na reunião, estiveram presentes o Tenente do Corpo de Bombeiros, Vagner Gavioli, o Secretário de Agropecuária Abastecimento e Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, Secretária de Administração e Finanças, Adriana Ribeiro, o Diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Magno de Paula (Gaguinho), o Secretário de Obras, Edson Pereira da Silva (Edson Baiano), Secretário de Transporte, Maurício Silva e o Engenheiro Civil, Iguará de Melo Júnior.

Mediante a previsão de chuvas intensas marcadas para hoje e o final de semana, os presentes dialogaram sobre o plano de contingência e decidiram que toda a demanda deliberada ao Corpo de Bombeiros, e em caso de necessitarem de ajuda, a Prefeitura Municipal de Piumhi estará disponível, por meio do contato com Martiniano Fagundes e/ou Magno de Paula.

A Prefeitura organizou equipes de prontidão, caso seja necessária uma operação de emergência. Ao todo, cerca de 20 funcionários estão empenhados, sendo que durante o dia estarão de plantão e a noite sob aviso.

Além disso, a administração possui uma pá carregadeira e duas retroescavadeiras disponíveis, para quaisquer eventualidades. Na reunião ficou decidido que o ponto de apoio será o poliesportivo.

Antes mesmo de começar as chuvas, o Departamento de Limpeza Urbana, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, estão trabalhando na prevenção, realizando a limpeza de bueiros e manutenção da ruas, para receber a água.

Ainda na reunião, foi discutido sobre os buracos maiores que surgiram em algumas ruas, devido ao rompimento de manilhas. Com isso, foram sinalizados a Rua Raul Soares, esquina com a Rua Passos. De acordo com o Departamento de Obras, estes são serviços que necessitam de tempo seco, com sol, para ser realizado, assim sendo, caso no sábado esteja o tempo firme, os reparos serão iniciados.

O Prefeito Deco enfatizou que essa reunião foi convocada com urgência, tendo em vista os alertas da Defesa Civil para a região. Por isso, é necessário que todos os órgãos competentes estejam preparados para qualquer causalidade.

“Mesmo com todas as limpezas em dia, sabemos que a força da água pode causa muitos estragos. Assim, precisamos nos preparar e estar atentos, caso a força da natureza venha atuar de forma pesada em nossa cidade. Com isso, reunimos as forças competentes, para juntos traçar nosso plano de contingência. No entanto, é importante que todos façam a sua parte e tenham o máximo de cuidado nesse período”, reforçou Deco.

Os bombeiros alertam que nessa época é necessário evitar locais de alagamento, (pontos baixos da cidade), não estar em zonas de perigo, até mesmo como pontes e estradas com possíveis desbarrancamentos, e, caso haja chuva intensa e a mesma entrar em alguma residência, ligue para os bombeiros imediatamente, no 193 e saia do local, se possível.