PREFEITO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE CENTRO SÓCIO EDUCATIVO DE PASSOS

Na tarde de ontem, 03, o prefeito Adeberto José de Melo (Deco), participou da inauguração do 1º Centro Socioeducativo do Sul de Minas, em Passos. O prédio conta com 40 vagas para meninos infratores até 21 anos e pelo menos cinco adolescentes já devem chegar ainda hoje no local.

A construção recebeu uma reforma no valor de R$ 2 milhões,  com oito alojamentos e três salas para oficinas. O local ainda vai proporcionar atividades culturais, esportivas, profissionalizantes, escolares e artísticas aos menores.

Atualmente os menores envolvidos em crimes eram encaminhados para Divinópolis (MG) ou Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A inauguração chegou a ser adiada seis vezes. Para pressionar o Estado a abrir a casa, o promotor da infância e juventude estipulou uma multa, mas ela ainda não foi cobrada.

Em sua última visita a Passos, em agosto do ano passado, o governador Fernando Pimentel tinha dado um prazo de 60 dias para a inauguração do centro socioeducativo.

Segundo o delegado regional, Marcos Pimenta, a inauguração do centro ainda não é solução, mas vai ajudar a trazer um pouco mais de segurança para os moradores de Passos. “É apenas uma medida paliativa. Nós precisamos investir  em educação, saúde e família. Caso contrário, daqui a alguns anos, nós vamos ter que criar outro centro socioeducativo”.

Na oportunidade Deco ressaltou que a população ganha com a estrutura do local. “Sabemos que a população é quem ganha com este novo espaço, pois trará mais segurança para toda a cidade e região. Até mesmo para os jovens que ficarão em reclusão durante este período, será um local mais digno. No entanto, é necessário fazer com que esse jovens tenham oportunidade de estudo e após cumprir o tempo recluso, sejam reinseridos na sociedade como jovens melhores”, comentou Deco.