PREFEITO PARTICIPA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DO IDOSO

Na última sexta-feira, 05, o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), esteve presente no encerramento da Semana do Idoso, evento realizado pela Secretaria de Assistência Social para comemorar o Dia Mundial do Idoso e os 15 anos de criação do Estatuto do Idoso. A comemoração aconteceu do dia 1 ao dia 5, no Centro de Convivência da Melhor Idade.

Compareceram ao evento em média 50 pessoas por dia e as atividades foram divididas entre palestras e jogos através da gincana. O primeiro dia funcionários do CREAS falaram sobre os direitos dos idosos através do Estatuto do Idoso, as palestrantes foram Erika dos Santos e Polyana Tomé.

No segundo dia iniciou-se a gincana com a prova de boliche entre as 4 equipes – Azul, Vermelha, Amarela e Verde, e as crianças e adolescentes do SCFV da Associação Sinhana Eva, sob orientação da futura pedagoga Clere Ventura, desenvolveram atividades cognitivas e um teatro sobre o tema “ Envelhecimento”.

No dia 03/10 o médico Dr. André Leonel Valério falou sobre o “Envelhecimento saudável” e propôs uma reflexão sobre esse processo e em seguida foi a prova do torneio de truco. Dia 04/10 a nutricionista Haline Reis falou sobre alimentação saudável para melhor idade e a prova do dia foi um quiz interativo sobre a palestra, e os participantes estavam atentos e afiados nas respostas.

No ultimo dia foi a prova de culinária onde apresentaram pratos de infância ou com alguma história, foram analisados quesito apresentação, sabor, aroma e outros fatores sob o júri de autoridades convidadas, entre os jurados estavam o Prefeito Deco, Sany Almada, Erika Faria, Renilda Nascimento e Vânia Lima Soares.

Ainda no encerramento foram homenageadas, Dona Ruth Soares Prima de 96 anos de idade e Dona Maria José de Morais carinhosamente chamada de D. Fia que completa agora em novembro seus 100 anos. Elas foram escolhidas para receber as homenagens em nome de todo grupo por serem as matriarcas e participarem ativamente do grupo Melhor Idade do SCFV.

A Coordenadora do CRAS, Delba Silva contou que a semana do idoso foi um sucesso graças à equipe toda que esteve envolvida desde o primeiro momento.

“A ideia deste ano foi promover uma experiência nova aos idosos através da gincana em conjunto a palestras de forma a levar atividades lúdicas e cognitivas, mas também proporcionar informações fundamentais para essa fase da vida, muitos quando chegam na terceira idade ficam meio perdidos e não se sentem mais aptos a socializar e praticar atividades devido as limitações corporais e que a sociedade as vezes coloca como barreira. Mas nossos idosos estão cada vez mais quebrando esses tabus e mostrando que o envelhecer é viver a melhor idade em sua plenitude”, comentou Delba.

Ainda segundo Delba, o Centro de Convivência, por meio do SCFV proporciona essas interações e mantém os idosos de forma ativa realmente fortalecendo os vínculos sociais e familiares.

A Secretária de Assistência Social, Arianne Soares, explanou que o evento superou todas as expectativas, pois os idosos participaram ativamente das atividades propostas e foi reforçado ainda mais a integração do grupo.

“As palestras conseguiram atingir o público e aproximou temas antes desconhecidos ou evitados por eles de forma a quebrar esse paradigma. Teve uma programação diferenciada com várias ações que tiveram a finalidade de proporcionar a integração entre a terceira idade, por meio de atividades com muita energia e alegria. Nosso intuito foi de favorecer a visão global do envelhecimento, com momentos de descontração, colocando o idoso em contato com as diferentes questões que podem otimizar seu envelhecimento e promover uma melhor qualidade de vida”.

O Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), que esteve no evento, declarou sobre a boa organização e envolvimento dos presentes.

“Fiquei muito satisfeito em ver a participação de todos os idosos e as boas ideias da Secretaria na promoção do evento. Temos que cuidar dos nossos idosos e mostrar o quanto são úteis e importantes em nosso meio”, ressaltou Deco.