PREFEITO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE POSSE DE DEPUTADOS ESTADUAIS

O Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), acompanhado do vice-prefeito Eder Mota, esteve em Belo Horizonte na última sexta-feira, 01, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, participando da cerimônia de posse de deputados estaduais.

Na ocasião, foi realizada uma homenagem ao Corpo de Bombeiros e às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho. Todos os presentes realizaram um minuto de silêncio demonstrando o respeito pela dor das famílias e pela coragem dos voluntários que estão auxiliando no resgate.

O deputado eleito Hely Tarquínio (PV), mais velho da casa com 78 anos, presidiu a sessão. Já a deputada Beatriz Cerqueira (PT), propôs a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das barragens. Foram mais de 30 assinaturas, enquanto eram necessárias apenas 26.

Ao discursar, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), disse que a casa deve aprovar a reforma administrativa para que o estado se recupere, além do acordo junto a união sobre renegociação de dívida pública.

“Tenham consciência da gravidade da situação. Reflitam sempre que um projeto entrar nessa casa”, disse.

O Prefeito Deco comentou sobre a cerimônia e se solidarizou com a tragédia de Brumadinho.

“Estamos passando por momento delicado em Minas devido às tragédias que aconteceram. Nossa estado está passando por grave crise financeira, com problemas em todos as cidades e agora essa fatalidade  Brumadinho que nos faz pensar e solidarizar. Precisamos reerguer nosso estado e seguir ajudando os mineiros”, comentou o prefeito.

A casa publicou uma nota vetando as festividades que aconteceriam durante o evento.

“Em respeito às vítimas do rompimento de barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro, a ALMG decidiu suprimir as etapas festivas da solenidade de posse, conferindo um caráter mais sóbrio ao evento. Assim, a cerimônia está restrita aos ritos regimentais obrigatórios”, esclareceu.

Agostinho Patrus (PV) disputou chapa única à presidência e foi eleito com 75 votos.Também fazem parte da mesa: Tadeu Leite (MDB), como primeiro secretário, Antônio Carlos Arantes (PSDB), como primeiro vice-presidente, Cristiano Silveira (PT), como segundo vice-presidente, e Alencar da Silveira Jr. (PDT), como terceiro vice-presidente.