PREFEITO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DO CISSUL

Na última quinta-feira, 21, o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco) prestigiou a posse da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL SAMU), em Varginha. Na ocasião, a senhora Cleunice Aparecida Silva Araújo, que atua no SAMU de Piumhi como técnica de enfermagem recebeu um certificado de funcionária nota 10, em reconhecimento de seu empenho e dedicação.

Na oportunidade, esteve presente o Exmo Sr. Rodrigo Pacheco, Senador da República, lideranças políticas, autoridades dos poderes executivo, judiciário e militar regionais, estaduais e federais, e representantes de diversas instituições dos setores de saúde.

O Secretário Executivo do CISSUL SAMU, Jovane Ernesto Constantini, foi quem conduziu a Cerimônia Festiva de Posse dos Conselheiros eleitos.

O Prefeito Deco comentou que o consórcio é um dos principais pontos de atendimento à saúde e melhorou, significativamente, a vida da população em que as cidades são atendidas. “Todos aqui empossados tem uma grande missão de salvar muitas vidas com seu empenho e organização no trabalho cotidiano do Samu. Por isso, desejo sucesso e prosperidade. Parabenizo também a Cleunice por seu empenho e carinho em cuidar de nossa população, esse reconhecimento é mais que merecido”, comentou.

Os membros eleitos para o conselho diretor foram Rodrigo Aparecido Lopes, Prefeito de Andradas e Presidente do Conselho Diretor, Augusto Hart Ferreira, Prefeito de São Sebastião da Bela Vista e Vice-Presidente do Conselho Diretor, Walker Américo Oliveira, Prefeito de São Sebastião do Paraíso e Vice-Presidente do Conselho Diretor, os Secretários eleitos foram o Prefeito de Caxambu, Diogo Curi Hauegen, o Prefeito de Heliodora, Alex Leopoldino de Lima e o Prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões.

Os postos para conselheiros ficaram para o Prefeito de Turvolândia, Elivelto Carvalho, Prefeito de Soledade de Minas, Emerson Ferreira Maciel, Prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, Prefeito de Varginha, Antônio Silva, Prefeito de Carmo do Rio Claro, Sebastião Cezar Lemos e para o Prefeito de Alagoa, Juliano Diniz de Oliveira.

Para o conselho fiscal foram eleitos o Prefeito de Ouro Fino, Maurício Lemes de Carvalho como Presidente, Prefeito de Itumirim, Geraldo Magno de Resende como Vice-Presidente, Prefeita de Nepomuceno, Luiza Maria Lima Menezes como Secretária de Saúde do Conselho Fiscal, e como conselheiros foram escolhidos o Prefeito de Seritinga, Marco Antônio Mansur Moreira, o Prefeito de Careaçu, Tovar dos Santos Barroso e o Prefeito de Caldas, Alexsandro Conceição Queiroz.

Para o Conselho Técnico Executivo, as Secretárias de Saúde, Jéssica Paula Riciati Nunes de Bueno Brandão e Anna Eliza de Souza Mota Lima de São José do Alegre, representarão os municípios consorciados da regional de Pouso Alegre. Jociane de Lourdes Valim Silveira de Cruzília e Brenda Vaneli Cardoso de Ilicínea representarão os municípios consorciados da regional de Varginha.

O Secretário Municipal de Saúde de Cabo Verde, Marcelo Silvestre Rodrigues, foi eleito para representar os municípios consorciados da regional de Alfenas, enquanto a Secretária de Saúde de São Roque de Minas, Deyse Elaine de Faria, representará os municípios consorciados da regional de Passos.

Com sede administrativa e Central de Regulação situadas na cidade de Varginha-MG, é considerado o maior consórcio de saúde do país em número de cidades atendidas, referência em qualidade, transparência e excelência.

O CISSUL gerencia o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Sul de Minas, abrangendo atualmente 152 cidades, divididas em 4 regionais: Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Passos, totalizando uma população de mais de 2.600.000 (dois milhões e seicentas mil) pessoas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa de saúde tripartite (Federal, Estadual e Municipal com base na Lei 11.107/05), que tem por finalidade oferecer o socorro à população em suas residências, locais de trabalho e vias públicas. Composto por uma equipe de condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Hoje estão distribuídas logisticamente no sul de minas, 35 bases descentralizadas, onde existem no total 35 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e 09 ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).

Desde 28 de abril de 2016 a operação de Serviço de Atendimento do Aeromédico é realizada, uma parceria entre o CISSUL SAMU e o BOA- Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. A aeronave Arcanjo é utilizada quando é necessária a redução do tempo resposta para atendimento das vítimas, bem como resgates de difícil acesso.

O município de Piumhi conta com uma base do SAMU, inaugurada em 2015, equipada e com profissionais capacitados para atender a população da região. Possui uma viatura USB (Unidade de Suporte Básico) e uma USA (Unidade de Suporte Avançado), composta por uma equipe de técnicos de enfermagem, condutores-socorristas, enfermeiros e médicos. A base está localizada na Rua Dom Pedro II, 225 – Centro.