PREFEITO LANÇA PROGRAMA “CIDADE MUSICAL” EM ENCONTRO COM MÚSICOS REGIONAIS

O Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), buscando incentivar a cultura na cidade, enaltecendo músicos da região, propôs, em evento realizado na última quarta-feira, 18 de abril, a criação do programa “Cidade Musical”.

O evento que foi realizado no espaço Art Sabor Buffet (antigo Panorama) e contou com a presença de centena de músicos, onde Deco pode apresentar à eles as ideias centrais do programa. Os presentes que se sentiram contemplados com essa iniciativa.

Entre os participantes estiveram o Vice-Prefeito de Piumhi, Éder Mota, os integrantes da Corporação Musical Lira São José, cantores, arranjadores, instrumentistas e produtores dos grupos musicais ligados às dez igrejas participantes do Festival de Vozes de Natal de 2017, entre outros.

Deco explicou que o programa tem a pretensão de alavancar o turismo na cidade, por meio da música, e com isso incentivar e divulgar os talentos de nossos músicos e cantores. Ele ressaltou que “Pretende tornar Piumhi na cidade mais musical de Minas Gerais”.

Entre os demais objetivos, o programa tem como ideia: investir esforços, recursos e aperfeiçoar a estrutura dos festivais “Vozes de Natal”, “Carnaval na Praça” entre outros. Tem a intenção de promover anualmente o “Encontro Mineiro de Bandas de Música”, apoiar, estimular e divulgar as atividades de ensino musical na Casa da Cultura.

As propostas incluem também um possível lançamento de um guia chamado “Piumhi Musical” contendo a programação anual de todos os eventos musicais à serem realizados na cidade, criação de um calendário fixo para 4 apresentações da Lira São José em praça pública à serem realizados a cada mudança de estação.

Também conta no hall de concepções do projeto, a abertura de um espaço na propaganda institucional da prefeitura para a divulgação de eventos musicais sem fins lucrativos, trabalhar junto às autoridades dos governos estadual e federal para obtenção de apoio, recursos e verbas para instituições musicais de Piumhi, além de convidar o músico Glauter Rodrigues e o produtor musical Silas Barros de forma voluntária a assumirem os papéis de conselheiros-colaboradores do gabinete nos assuntos voltados ao desenvolvimento e incentivo da música.

Na oportunidade Deco afirmou que a iniciativa visa engrandecer os artistas da cidade e proporcionar momentos de alegria e lazer à população.

“Sabemos que a música inspira e é uma grande forma de descontração. Queremos proporcionar tanto o lazer e momentos em família para o cidadão, bem como valorizar os músicos de nossa terra e fazer com que a arte dos mesmos, chegue à muitas pessoas”, comentou o Prefeito.