PREFEITO DECO VISITA CENTRAL DE CÂMERAS QUE MONITORA “OLHO VIVO” EM PIUMHI

Na manhã desta terça-feira 12, o Prefeito José Adeberto de Melo (Deco), juntamente com representantes da Prefeitura Municipal e da empresa Valério & Valério-LTDA, visitaram o Batalhão da Polícia Militar de Piumhi, para conhecer as instalações do Olho Vivo.

Na oportunidade, os visitantes puderam observar e conhecer os pontos de monitoramento do circuito fechado de televisão (MCFT), ou seja, as câmeras de monitoramento instaladas na cidade, com o objetivo de inibir crimes, que tem como parceria a Prefeitura e a Polícia Militar.

Estiveram presentes na visita, a Secretária de Administração, Adriana Lima Ribeiro Camargo, o Secretário de Transporte e Trânsito, Mauricio Silva, o Diretor de Trânsito de Mobilidade Urbana, Wallace F. Júlio Santana e o Técnico de Informática, Cristiano Soares Faria. Representando a empresa licitada que fez a instalação das câmeras, o empresário Diogo Oliveira Ferreira e Carlos Roberto Valério.

Ao todo, no município de Piumhi, possui 22 câmeras fixas e 15 Speed Dome, sendo essa, uma câmera de segurança moderna tratando-se de visualização com lente zoom de grande capacidade. Além disso, possui um dispositivo mecânico para controlar o posicionamento da mesma.

Para o Prefeito Deco, todo o sistema é de alto nível, possibilitando maior segurança aos moradores e facilidade no trabalho da polícia.

“Foi uma grande conquista para cidade, instalarmos este sistema de monitoramento do Olho Vivo. Todos nós ganhamos com essa parceria, que foi firmada e com certeza será expandida. O nosso agradecimento em especial à Polícia Militar, pelo grande trabalho que vem desempenhando em Piumhi”, salientou Deco.

De acordo com o Secretário de Transporte e Trânsito, Mauricio Silva, durante a visita, puderam perceber a eficácia e a qualidade de monitoramento. “Vimos ainda o bom trabalho da parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal”, concluiu Mauricio Silva.

Também foi abordada a necessidade da ampliação do sistema de monitoramento das câmeras de trânsito da região, visando abranger os bairros que ainda não possuam tal recurso, e a correção de alguns detalhes.

A Secretária de Administração, Adriana Ribeiro, contou que todos foram bem recebidos pelo Capitão Mauri Rodrigues de Andrade e pela Soldado Karen Vivian Rodrigo, onde os mesmo mostraram a central de monitoramento, podendo verificar o funcionamento da instalação. Adriana disse ter ficado muito satisfeita com a qualidade das câmeras, e relatou que a empresa vencedora realiza a assistência imediata quando necessário, sendo essa uma forma eficácia de trabalho.

“A administração responde pelo pagamento da empresa licitada, sendo que todo mês é necessária uma visita técnica a ser realizada pelo Técnico de Informática, Cristiano Soares Faria, para verificar o funcionamento e assistência, se está sendo eficiente. Só assim, passa a ser liberado o pagamento” relatou a Secretária.

O Capitão Mauri Rodrigues contou que aproveitou a oportunidade da visita para verificar pendências e algumas falhas, além de falar sobre o melhoramento do trabalho, bem como a respeito de ampliações das câmeras no município em pontos estratégicos.

“Por meio da tecnologia do Olho Vivo é possível realizar a verificação de crimes e atentados, auxiliando na investigação e até mesmo em relação aos envolvidos. Outro fator é o trânsito, onde sempre surgem infrações. Deste modo, é possível realizar a sondagem, para que haja redução de crimes e infrações. As imagens auxiliam o trabalho e as ações da Polícia Militar, na localização de suspeitos ou situações que coloquem em risco a segurança pública”, enfatizou.