PREFEITO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MAIS DE 400 NASCENTES

Sempre lutando pela preservação do Meio Ambiente, o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), participou na última sexta-feira, 17, no município de São José da Barra, do lançamento do projeto “Nascentes de Furnas”, que visa assegurar a disponibilidade de recursos hídricos de rios que abastecem o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas.

A iniciativa é de Furnas Centrais Elétricas S/A e da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago). Além de Deco, cerca de 40 prefeitos de municípios que integram a associação participaram do encontro.

As ações que incluem cercamento, reflorestamento, fiscalização e desassoreamento de nascentes, terão início em dezembro deste ano e seguirão até dezembro de 2018. Os trabalhos serão realizados nos 40 municípios do entorno do Lago de Furnas que estão localizados nas Regiões Centro-Oeste, Sudoeste e Sul de Minas, sendo que de início 400 nascentes já foram incluídas na primeira etapa de execução, podendo se estender na segunda fase.

Em desenvolvimento, o projeto será capaz de contribuir com o aumento da vazão disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez de água nos municípios localizados no entorno do lago.

As nascentes serão reflorestadas por Furnas e esse plantio será mantido pelos produtores rurais, bem como as prefeituras, que poderão firmar convênios para a realização dessas atividades.

Caberá à Furnas elaborar o projeto, efetuar o plantio das mudas, iniciar ações como o cercamento e o acompanhamento técnico e as prefeituras o cadastramento dos produtores interessados, que realizarão a manutenção das áreas. O plantio atingirá 20 metros no entorno de cada nascente, preferencialmente na mesma microbacia.

“Considero importante a participação de nós prefeitos nesta causa, pois acredito que as   melhorias podem acontecer quando nos unimos para buscar solução. Este projeto visa o cuidado com nossas preciosas nascentes e principalmente com nosso meio ambiente. Na minha avaliação, estaremos planejando um futuro próximo”, comentou o prefeito.