PREFEITO DE PIUMHI PARTICIPA DE 34º CONGRESSO MINEIRO DE MUNICÍPIOS

Terá início nesta terça-feira (09) e vai até quinta-feira (11), o 34º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no ExpoMinas, em Belo Horizonte, e deve reunir prefeitos, vereadores, agentes públicos e sociedade em um espaço para discussão, troca de informações e muito aprendizado. O prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco) estará presente e na oportunidade tomará posse do cargo na Diretoria da AMM para o biênio de 2017/2019.

Além de oficinas, com conteúdos específicos e direcionados à capacitação dos gestores e servidores municipais, o evento conta com as presenças de palestrantes de renome nacional, como a jornalista Leila Ferreira, o advogado Jacoby Fernandes, o jornalista Merval Pereira e o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

Como os maiores desafios dos novos gestores municipais são as perspectivas política e financeira em face da realidade pela qual passa o País, o 34° Congresso Mineiro de Municípios terá como tema “Cidades Criativas e Soluções”, apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade as melhores ferramentas e caminhos a seguir para uma administração eficaz.

“Com inovação, eficiência e eficácia na gestão, as perspectivas, com certeza, serão as melhores. No início da gestão municipal, é necessário e imprescindível inovar; mudar velhos conceitos e práticas, transformar os atendimentos de forma a garantir a eficácia do serviço público”, destaca o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, que se prepara para entregar o cargo para o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, que tomará posse no último dia do Congresso.

Na programação, palestras com conteúdos que podem auxiliar os gestores e servidores municipais no dia a dia das prefeituras, como: Receitas públicas advindas de transferências; Plano Municipal de Educação; Corrupção: quais as suas consequências; Relação entre o Sistema Único de Assistência Social e a Política de Direitos Humanos; Desenvolvimento técnico-científico dos servidores públicos municipais; A importância do planejamento para a gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Lei Robin Hood, gestão e monitoramento garante maior receita do ICMS.

O evento contará, ainda, com o 1° Seminário de Controle Interno, o V Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Agricultura e Pecuária, a 32ª Feira do desenvolvimento, a entrega do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal e posse da nova Diretoria da AMM, gestão 2017-2019.

Nos três dias do encontro, serão apresentados temas como: “Consequência do transporte de produtos perigosos e os impactos nos municípios”, “Municipalização do licenciamento ambiental” e “Implantação da coleta seletiva – como diminuir os custos da gestão de resíduos no município”. Segundo o responsável pelo departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, o Encontro é uma oportunidade para os municípios gerirem melhor seus recursos hídricos, além de expor saídas para solucionar a destinação e gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Durante a abertura do 34º Congresso Mineiro de Municípios, a Associação Mineira de Municípios (AMM) fará a entrega da Comenda do Mérito Municipalista. A condecoração, considerada o maior reconhecimento municipal do Estado, é concedida a entidades e personalidades que se destacam no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios. A solenidade de abertura terá início às 10h.

Na oportunidade Deco demonstrou satisfação em compor a diretora da Associação. “Para mim é uma grande alegria integrar uma associação tão importante como a AMM. É através dela que temos força para lutar por nosso município e discutir sobre as políticas públicas para melhorar a vida dos mineiros”, comentou Deco.