PREFEITO DE PIUMHI PARTICIPA DA ENTREGA DE CERTIFICAÇÃO DE QUEIJOS EM SÃO ROQUE DE MINAS

Na manhã de hoje (09) o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo participou da entrega de certificados de registro a produtores de Queijo Minas Artesanal em São Roque de Minas, juntamente com o governador Fernando Pimentel.

Também participaram da solenidade a coordenadora do setor de agricultura de Piumhi Helenice Miranda, o vice-prefeito Éder Mota Barbosa, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, deputados, lideranças políticas da região, além de produtores rurais.

Os produtores João Carlos Leite, da Queijaria Roça da Cidade, Onésio Leite Silva, da Queijaria do Onésio, e Arnaldo Adams Ribeiro Pinto, do Queijo Vale da Gurita receberam o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e, a partir de agora, poderão comercializar seus produtos em outros estados. Minas Gerais possui cinco queijarias e dois entrepostos cadastrados.

“Isso é um compromisso nosso. Se tem uma coisa importante para nós, mineiros, é o queijo. Não porque a gente gosta de comer queijo, mas porque ele faz parte da nossa cultura e nós temos muito orgulho de termos algumas regiões, e a principal delas é a Canastra, com certificação de origem. Igual aos dos queijos franceses, aliás, nós identificamos aqui a mesma bactéria que produz o queijo camembert, na França. Dentro de pouco tempo vamos competir com os melhores queijos do mundo”, afirmou Fernando Pimentel.

O governador reafirmou o compromisso do Governo do Estado com os produtores e a valorização do setor, ressaltando a importância de estar presente na região.

Para o prefeito de São Roque de Minas, Roldão de Faria Machado, a certificação dos produtores de Queijo Minas Artesanal é uma demanda antiga e significa valorização dos produtores na região.

“Hoje é uma realização da luta dos produtores. Com a mudança da lei e com a ajuda de todos, o trabalho está sendo reconhecido. Eu sinto que esse certificado, hoje, é igual a uma medalha de ouro, por isso eu parabenizo os produtores e o governador porque a gente sabe que, mesmo com toda essa crise, com sua força de vontade, está levando qualidade de vida para todos os 853 municípios mineiros”, discursou.

Na oportunidade Deco enfatizou que valorizar a produção do queijo é ressaltar a importância de muitas famílias Piumhienses, isso porque os queijeiros e produtores de queijo da cidade usam dessa iguaria uma forma de manter a família e movimentar a economia de toda a região. “Faço questão de participar porque acredito que o queijo hoje gera sustento para famílias e consegue até mesmo levar o nome da nossa cidade para as demais cidades do país”, comentou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, citou a importância econômica e social da produção de queijo em São Roque de Minas, bem como em toda a região da Serra da Canastra. “Esse evento significa muito para nós, da agricultura. A Serra da Canastra tem, para nós, esse simbolismo de simplicidade e do trabalho. Sabemos que o governo precisa avançar mais na legislação, na assistência técnica, mas pensar que de cada três pessoas em São Roque, uma vive do queijo, significa muito para nós. Significa ter parceiros como a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), que enxergam na agricultura um caminho para o desenvolvimento de Minas. Minas tem um caminho para se desenvolver e ele passa pela agricultura”, concluiu.

É válido lembrar que as propriedades rurais que quiserem se cadastrar como produtoras de Queijo Minas Artesanal devem seguir os critérios estabelecidos pela Portaria 1.305, do IMA.

Dentre as normas mais importantes, podemos destacar: Curso de boas práticas de obtenção do leite e de produção de queijo por todos os envolvidos, respectivamente, no processo de ordenha e de produção de queijo dentro da propriedade (incluindo novos funcionários que eventualmente vierem a ser contratados); Análise do leite produzido nas propriedades rurais onde estão localizadas as queijarias; Controle sanitário dos rebanhos na propriedade rural; Não comercialização de Queijo Minas Artesanal sem a devida aprovação da rotulagem pelo IMA.