PREFEITO DE PIUMHI PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO DE 35 ANOS DA AMEG COM VÁRIAS HOMENAGENS

O Prefeito Municipal de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), esteve presente na última quinta-feira, 28, na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), na sede em Passos. Na oportunidade, foi celebrada uma cerimônia, comemorando os 35 anos de fundação, completos no dia 30 de novembro.

Na ocasião, foi inaugurada a Galeria dos Presidentes e também homenageadas com a Medalha do Mérito Regional a algumas lideranças políticas que contribuíram para o desenvolvimento da Associação e do Médio Rio Grande. Deste modo, o Prefeito de Piumhi prestigiou o evento e recebeu a homenagem.

A AMEG possui um território composto por 22 municípios, e conta como associados os municípios de Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

“Para nós é uma honra estar presidindo a AMEG neste ano comemorativo. Os 35 Anos que coroam uma história séria, de muito trabalho e esforços, tanto dos prefeitos companheiros nossos, quanto da equipe técnica e do setor administrativo”, comentou o prefeito de Passos e presidente da associação, Carlos Renato Lima Reis, Renatinho Ourives.

De acordo com a AMEG, apesar de oferecer um leque de opções de serviços como engenharia, topografia, patrulha motomecanizada, capacitações, cursos, entre outros, é no poder de mobilização política que reside a maior qualidade da mesma.

“Quando uma demanda é discutida e apresentada por um único município, há uma importância, porque reflete o esforço solitário de um agente público representando seus conterrâneos. Agora, quando essa demanda é multiplicada por 11 ou por 22, o peso aumenta e nesse universo da representação de mais de 400 mil cidadãos, nós conseguimos ser ouvidos e atendidos com mais facilidade”, explicou Renatinho.

O presidente destacou algumas novidades que permitirão à AMEG ampliar seu raio de ações. Uma delas é a criação do consórcio público intermunicipal multifinalitário, que trará muitos avanços e economia aos municípios, em especial em algumas licitações que passarão a considerar os volumes de compras de todos os municípios associados.

Também haverá vantagens na execução de demandas como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Licenciamento Ambiental, Recuperação de Pavimentos, Operação do Castramóvel e a ampliação dos setores de engenharia e topografia. A previsão é que assim que for registrado o CNPJ do consórcio, algumas demandas em pouco tempo já entrem em funcionamento.

Para o Prefeito Deco, fazer parte deste grupo é um grande ganho para a Piumhi, tendo em vista a força da entidade e o quanto a mesma é atuante em prol dos municípios.

“Sabemos que caminhar sozinho é mais complicado, diante de tantos problemas enfrentados a frente da administração. No entanto, quando temos a força de uma associação unida, que faz com que os trabalhos sejam voltados exclusivamente para a população e o benefício das cidades, a caminhada fica mais fácil. Nesses 35 anos de AMEG, tivemos grandes conquistas. Por isso, agradecemos a parceria que tivemos até aqui e as próximas que ainda virão”, reforçou Deco.