PIUMHI SE DESTACA EM 13º LUGAR ENTRE 550 CIDADES AVALIADAS PELO ÍNDICE DE GOVERNANÇA MUNICIPAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Avaliada pelo Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), a cidade de Piumhi está entre as 100 cidades, de 551 avaliadas, nos índices de finanças, gestão e desempenho.

A cidade foi colocada 90º posição nacional e 13ª em Minas Gerais e se enquadrou no índice de municípios que têm entre 20 mil e 50 mil habitantes; com renda per capita acima de R$14.460. Piumhi recebeu a nota total de 7,80, estabelecendo as notas individuais em finanças 6,86; gestão 7,07 e desempenho 9,46.

Este Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões citadas acima. Ele foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência, dentre outras, para gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Além disso, o índice cria uma meta a ser alcançada pelos municípios nesses quesitos, com base nas suas condições e potencialidades. Este estudo foi realizado a partir de bases públicas como a Secretaria de Tesouro Nacional (STN),  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Datasus.

De acordo com o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), essa nota mostra que Piumhi tem caminhado no caminho certo, tendo em vista a quantidade de cidades avaliadas e as notas apresentadas, principalmente de desempenho, que foi em 9,46.

“Sabemos que temos muito a melhorar e a fazer por nossa cidade, mas sabemos que estamos no caminho certo quando vemos nosso desempenho diante das demais cidades. Este não tem sido um mandato fácil, com muitos cortes de verbas e a falta de recursos para fazermos mais. No entanto, com todo esforço da administração e toda ajuda que temos de diversos tipos de parceria, temos conseguido manter a cidade numa posição favorável”, ressaltou Deco.

O Prefeito comentou que este índice tende a melhorar até o fim do mandato, tendo em vista os grandes projetos que estão em andamento, como por exemplo, expansão do turismo em Piumhi, que atinge até mesmo a região; programas de moradia para o cidadão; mais oportunidades de promoção ao esporte e cultura, bem como o melhoramento da saúde na cidade.