MUDANÇA NA MANUTENÇÃO DA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA JÁ TRAZ BONS RESULTADOS

A Prefeitura Municipal de Piumhi reassumiu a manutenção da rede de iluminação pública, no início desse ano. Após muitas negociações com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), essa medida foi feita para melhor atender os anseios da população piumhiense, e desde o início dessa retomada os profissionais escolhidos já vem demonstrando alta capacidade e bons resultados.

Foi realizada uma adesão a Ata de Registro de Preços do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba – CODAP, onde ficou definido que a empresa que assumiria essa função de executar a manutenção preventiva e corretiva com fornecimento de materiais e mão de obra para o sistema de iluminação pública seria a Construtora Siqueira Cardoso Eirelli (CSC), da cidade de Passos.

A empresa tem executado um serviço de muita qualidade, tendo corrigido cerca de 350 pontos, trocando 198 lâmpadas, 43 reatores e 165 relés até o momento. O contrato com a empresa tem vigência de 12 meses podendo ser prorrogado.

Entre os serviços que serão prestados inclui-se a substituição de lâmpadas, relés, reatores, base para fusíveis e soquetes avariados ou com defeitos, refratores (vidros) de luminárias quebrados e/ou com problemas técnicos, reparar e/ou substituir os braços de luminárias e as próprias luminárias, bem como sua fiação interna, além de executar reparos de chaves de comando em grupo, e, revisão e reaperto de conexões.

O Prefeito Adeberto José de Melo (Deco) explanou que essa medida teve como objetivo melhorar a prestação de serviço para a população. “Pela alta demanda, a Cemig não estava conseguindo cumprir com o combinado. Por isso, resolvemos pegar novamente essa responsabilidade, tendo em vista a qualidade para o cidadão”, disse Deco.

Sobre os prazos estabelecidos para o cumprimento das atividades de manutenção, ficou acordado que após o recebimento de uma reclamação ou solicitação do Município, a empresa terá até 120 horas para fazer a recuperação de qualquer ponto com defeito no perímetro urbano da cidade, na zona rural ou bairros afastados o prazo estende-se para 168 horas.

A construtora terá até 72 horas para realizar uma substituição ou correção de posição ou instalação de ponto de iluminação pública, 240 horas para serviços de manutenção preventiva, podendo ser ampliado a critério exclusivo do Município, 24 horas para correção de conjunto de três ou mais pontos sequenciais apagados durante a noite ou acesos durante o dia em região central ou bairro.

Para correção de ponto isolado aceso durante o dia em região central ou bairro, o prazo é de até 48 horas para realizar a manutenção, 168 horas para correção de ponto isolado apagado durante a noite na zona rural ou antigos distritos, 96 horas para correção de conjunto de três ou mais pontos sequenciais apagados durante a noite, e terão até 24 horas para realizar o lançamento no sistema informatizado após a execução dos serviços.

Desde 07/01/2019 está ativa uma linha telefônica exclusiva para solicitação de manutenção da rede de iluminação pública. A população pode entrar em contato pelo telefone (37) 3371-9224 informando problemas em postes próximos à suas residências, e a empresa dentro do prazo estabelecido resolverá o defeito.