DECO PARTICIPA DO “ENCONTRO DOS PREFEITOS MINEIROS”

Na manhã de hoje, 02, o prefeito Adeberto José de Melo (Deco), participou do “Encontro dos Prefeitos Mineiros”, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Além de Deco, cerca de mais 400 chefes do executivo de diferentes regiões de Minas Gerais se reuniram com o objetivo de debater a crítica situação financeira dos municípios mineiros e buscar soluções para a quitação da dívida do Governo do Estado com as administrações municipais.

Conforme amplamente divulgado nos canais de comunicação da AMM, os municípios mineiros começaram a sentir os efeitos da crise financeira, reflexo da conjuntura econômica do País, em meados de 2016. A situação se agravou com os atrasos nos repasses do Governo do Estado a partir do início de 2017.

Nos últimos oito meses, a gestão da AMM está trabalhando arduamente para conseguir a quitação da dívida do Estado com os municípios, com transporte escolar, IPVA, ICMS e na área da Saúde , que soma aproximadamente R$ 3 bilhões.

Além dos prefeitos, o encontro contou com a presença de deputados federais e estaduais, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos, bem como alguns secretários de Estado. O governador Fernando Pimentel também foi convidado.

Na oportunidade Deco comentou o atraso nos recursos, enfatizando que todo o estado está sofrendo com isso. “Estamos sofrendo com essa crise financeira e todas as áreas do município estão sendo atingidas. O cidadão sente falta de algumas ações que a administração não consegue realizar, justamente pela falta de repasse. O que nós, prefeitos, não podemos deixar é que a situação continue e piore. Precisamos mostrar ao governo o quanto necessitamos reajustar as contas e precisamos com urgência desse repasse. Estamos sendo passivos até o momento, mas não estamos satisfeitos”, ressaltou.