DECO PARTICIPA DA MARCHA DOS PREFEITOS EM BRASILIA QUE ENCERRA COM NOVIDADES

Foi encerrada nesta quinta-feira (11) a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), juntamente com o vice-prefeito Eder Mota Barbosa, participaram do evento na capital, onde, junto aos demais 9 mil prefeitos e vereadores, cobraram por mudanças no cenário político do país.

Durante os quatro dias de evento, os representantes dos municípios fizeram várias solicitações, das quais muitas foram atendidas. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), este foi um dos melhores resultados já alcançados em comparação com as demais marchas já realizadas, tendo em vista as 22 conquistas e avanços junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário.

Entre as principais conquistas da Marcha, foi firmado o compromisso do presidente da República, de ministros e do Congresso Nacional de votar projeto que aumenta em 1% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de setembro, que era muito aguardado. Também o envio de projeto de lei em até 20 dias que libera R$ 10 bilhões para Estados e Municípios e ainda o lançamento de sistema de nota fiscal de serviços eletrônicos pela Receita Federal. Foi feito pedido de flexibilização do uso de 600 UPAS com obras paradas até 30 de junho, e este também foi atendido, entre outras demandas solicitadas pelos prefeitos e presentes na Marcha.

De acordo com Deco, a ida até Brasilia foi muito produtiva, pois mostrou a forças dos municípios mineiros e foi possível voltar para casa com muitas conquistas e com a esperança de melhorar a qualidade de vida da população.

“Estive presente na Marcha e classifico como próspera e esperançosa. Se todas as nossas conquistas forem realmente alcançadas e colocadas em prática, teremos muitos benefícios. Um deles é o aumento do FPM, que era muito aguardado e as demais facilidades em administrar questões burocráticas nos municípios. Volto para Piumhi satisfeito e confiante que seremos atendidos”, comentou Deco,

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve inicio no ano de 2009, quando os integrantes do Movimento Municipalista Brasileiro, reunidos na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizaram o evento com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), convictos da necessidade de desenvolver práticas capazes de encaminhar soluções para a atual crise financeira mundial. Ao longo dos anos, muitas conquistas já foram alcançadas pela força dos Prefeitos e vereadores reunidos.