MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS SÃO DESTINADOS PARA IMPLANTAÇÃO DE HEMODIÁLISE E CIRURGIAS EM PIUMHI

Foi realizado na última sexta-feira (07), um encontro com o Senador Rodrigo Pacheco e Deputado Federal Emidinho Madeira, juntamente com o Prefeito, Adeberto José de Melo (Deco), lideranças, gestores da Santa Casa da Misericórdia e a comunidade, na sede da Câmara Municipal de Piumhi.

Na oportunidade, fizeram a composição da mesa o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), o Presidente da Câmara, Antônio Astésio Tavares, o provedor da Santa Casa, José Soares de Melo, a Secretária de Saúde, Aline Barbosa, o Deputado Federal, Emidinho Madeira, o Senador, Rodrigo Pacheco, e a Superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves.

No encontro, foi discutido sobre o projeto de zerar as filas de cirurgias eletivas, aquelas que não precisam ser realizadas em caráter de urgência e por isso podem ser agendadas, bem como a implantação do serviço de hemodiálise na Santa Casa, que atenderá a cidade e toda região. Além de reafirmar o compromisso do senador e deputado com a população.

Essa reunião foi articulada por meio do grande empenho do Prefeio Deco, junto aos parlamentares, que destinaram cerca de 500 mil reais para realização das cirurgias e mais 800 mil para implantação do Centro de hemodiálises. Os recursos, de R$1,3 milhão encontram-se no Fundo Estadual de Saúde, e serão repassados para a conta da Santa Casa após conclusão da análise dos planos de trabalho que foram apresentados pelo hospital.

Deco lembrou que as cirurgias eletivas irão atender toda microrregião de Piumhi que compreende as cidades de Doresópolis, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Pimenta, Capitólio e Guapé, sendo muitas pessoas a serem beneficiadas com este trabalho em conjunto. A meta é zerar a fila dessas cirurgias, que de acordo com o hospital, somam aproximadamente 700 pessoas aguardando os procedimentos.

Após a reunião, o deputado e o senador visitaram a Santa Casa de Piumhi e conheceram o projeto da hemodiálise. Para o Senador Rodrigo Pacheco, a cidade sempre está em suas escolhas para ajudar, visto que a saúde é prioridade.

“Quando falta saúde na vida das pessoas, perde-se um pouco da razão, inclusive em relação a outras coisas. Por isso, na saúde, nos temos que ter foco para resolver os problemas relacionados a ela. E, considerando que diversas pessoas precisam fazer cirurgias que o sistema convencional, tradicional, não consegue suportar, é preciso ter esse esforço extra para zerar essa fila das cirurgias eletivas”, afirmou Pacheco.

O Senador ainda falou sobre a importância da democratização ao acesso à hemodiálise, e diz estar trabalhando para que esta seja uma realidade de Piumhi. “É muito triste imaginar que a pessoa tem que fazer sessões de hemodiálise ao longo da semana e precisa fazer o sacrifício de se descolar a distâncias enormes”, enfatizou Pacheco.

Já o Deputado Federal Emidinho Madeira disse que a reunião serviu para reforçar a parceria diante da comunidade, e que, de mãos dadas e com união, o projeto irá para frente.

“Pode ser difícil e podemos encontrar muitas barreiras, mas precisamos estar unidos, tanto o senador, o deputado, os prefeitos da região, pois quando precisarmos de um respaldo político teremos. Eu não acho justo uma pessoa que não tem plano de saúde, ficar anos e anos aguardando uma cirurgia eletiva. Essas pessoas que estão esperando na fila dos SUS, são pessoas que ajudaram a construir Piumhi no passado. Nossa briga e nossa luta pelas cirurgias eletivas é para negociar para aqueles que não tem vez, voz e acesso. Por isso, quando eu busquei o respaldo do Senador, não foi tanto pelo recurso, mas também pelo respaldo politico e força”, comentou Emidinho.

Para Deco, essa parceria veio para somar e ajudar a população de Piumhi e região, facilitando a vida e proporcionando melhorar a saúde.

“Agradecemos de forma especial ao Emidinho e Rodrigo Pacheco por nos atender, reconhecer a necessidade do nosso pedido, e pela iniciativa de nos ajudar com emendas. Todos sabem das dificuldades que vivemos e da falta de recursos próprios para desenvolver projetos. Por isso, essa parceria nos ajuda e nos incentiva a buscar o melhor para a população. Falando de saúde, as emendas serão essenciais para a conclusão do nosso projeto”, destacou o prefeito.

O Presidente da Câmara reiterou que a vinda do Deputado e do Senador à cidade foi de muita importância não só para Piumhi, mas para toda região.

“O assunto quando é saúde beneficia a todos. Este trabalho será muito importante, além de diminuir a fila dos SUS para as cirurgias eletivas. O projeto da implantação da hemodiálise na Santa Casa também vai beneficiar toda a micro região, diminuindo assim o sofrimento dos pacientes que antes teriam que percorrer uma longa distância para o tratamento”, citou Astésio.

Já a Secretária de Saúde reforçou que este ato traz esperanças ao povo.

“Sempre acreditei no SUS e sempre acreditei que o SUS é o melhor plano saúde que existe. Ele oferece oportunidades, oferece serviços e é preciso nunca desistir daquilo que a gente acredita. Eu confio que vai dar certo”, declarou Aline.

A Superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves parabenizou pela iniciativa.

“Parabenizo a determinação de todos e principalmente a equipe que está à frente deste projeto. Daqui para frente boas coisas acontecerão e logo teremos boas noticias de como avançar e crescer. Sou uma defensora do Sistema Único e defendendo as politicas públicas em especial a saúde, pois salvar vidas é muito gratificante” encerrou Kátia.

Para encerrar, o provedor da Santa Casa, José Soares de Melo, mencionou que com essa instalação da hemodiálise na cidade, cerca de 70 pessoas serão beneficiadas diretamente, já de início, e a entidade terá mais possibilidade de atendimento.

“Para nós foi uma felicidade muito grande receber essa notícia e saber que, o cidadão que muitas vezes passa metade da vida na estrada, indo e voltando de outras cidades, para fazer a hemodiálise, agora terão oportunidade de fazer aqui. Estamos animados e confiantes que este será um grande passo para uma melhor estruturação da Santa Casa. Agradeço demais o empenho de todos”, explanou José.

Aumentar Fonte
Contraste