EQUIPE DE HANDEBOL DE PIUMHI CONQUISTA TÍTULOS EM PARÁ DE MINAS

A equipe de handebol feminino de Piumhi, faixa etária de 12 a 13 anos, disputou as categorias cadete e infantil; conquistando o título de terceiro lugar em ambos os jogos no Dale Hand Cup. A competição foi realizada na cidade de Pará de Minas, nos dias 18 a 20 de outubro.

Ao todo, 14 alunas participaram do campeonato, em uma parceria entre o projeto “Handebol Piumhi” com a Secretária Municipal de Esporte de Piumhi, que proporcionou o translado das atletas.

Na categoria sub 15 (infantil), as competidoras participaram de 4 jogos. Se destacando a armadora número 8, Ana Clara Augusto Faria e a pivô número 10, Sávia Costa Tomé; como melhores jogadoras.

Já na categoria sub 17 (cadete) também jogaram 4 partidas, e quem brilhou foi a goleira, camisa 1, Julia Silva Mota.

A equipe é treinada pelo professor de Educação Física, André Elias da Silva, licenciado pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) e bacharel pelo Centro Universitário Claretiano de Belo Horizonte. Sendo este, um trabalho voluntário.

De acordo com o treinador, tudo surgiu a partir de uma paixão pelo handebol. O projeto foi iniciado em abril de 2018 e de lá para cá vem crescendo muito.

“Percebi através do esporte a possibilidade de ajudar pessoas em diversos aspectos, estimulando os jovens a continuar praticar, além de descobrir talentos que antes talvez não fossem vistos”, reforçou André.

De acordo com o técnico, a alimentação das estudantes é de extrema importância para a desenvoltura das mesmas; deste modo, foi firmada parceria com o nutricionista clínico e esportivo, Philippe Andrade, que realizou uma palestra falando sobre alimentação saudável e equilibrada voltada para o esporte Handebol.

O nutricionista explicou para as jogadoras sobre os melhores alimentos que devem ingerir antes de treinar, e após o treino, também em relação à alimentação diária, ensinando a fazer as melhores escolhas alimentares dentro da realidade de cada.

Para o Diretor do Departamento de Esporte de Piumhi, Luís Fernando Gonçalves, é importante o departamento incentivar o esporte de modalidade diferenciada, que há tanto tempo não disputavam uma competição de alto nível no handebol.

“Além de todos os benefícios que o esporte trás, estamos trabalhando a inclusão de atletas na categoria feminina, sendo de suma relevância para o município”, reforçou Luís.

De acordo com o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Pará de Minas, Paulo Francisdale, a Copa de Handebol envolveu em média 10 cidades, cerca de 700 atletas, sendo uma promoção do esporte.

“Nós e o Prefeito Elias Diniz recebemos todos de braços abertos. Além disso, realizamos um tour com as equipes pela cidade mostrando os pontos turísticos”, enfatizou.

Aumentar Fonte
Contraste