ALUNOS DO PROJETO “FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE” PARTICIPAM DE JOGOS REGIONAIS

De maneira a incentivar e investir na inclusão das crianças e adolescentes na prática de atividades físicas, a prefeitura, por meio do Departamento de Esportes, inscreveu os alunos do projeto “Formando cidadãos através do Esporte”, em um campeonato regional de futsal, o Jore, realizado pelo Piumhi Tênis Clube. Quatro times de Piumhi participaram dos jogos que foram disputados no último final de semana.

O Jore acontece uma vez por ano e conta com equipes de diversas cidades regionais, sendo realizado pelo Piumhi Tênis Clube. Os times classificados jogam a final no próximo dia 16.

Esse ano participaram 27 equipes, de garotos com idade entre 11 e 17 anos, das cidades de Piumhi, Doresópolis, Capitólio, Lagoa da Prata, Bambuí, Vargem Bonita, Pains e Formiga.

O projeto “Formando Cidadãos através do esporte”, iniciado no final de 2017 pela prefeitura, desenvolve o Futsal para crianças e adolescentes, entre 07 a 15 anos de idade. O objetivo é democratizar o acesso a prática e a cultura do esporte, visando promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida, preenchendo assim o tempo ocioso desses jovens com práticas esportivas.

Segundo o professor e responsável pelas turmas, Marcelo Figueiredo, as atividades são desenvolvidas no Poliesportivo de Piumhi, às segundas, terças, quartas e quinta-feira, sendo que na segunda e quarta são realizadas no período da tarde, das 14h ás 16hs, e terça e quinta pela manhã, de 08h ás 10hs. Marcelo afirmou que as turmas são organizadas conforme a faixa etária e no final do ano passado eles contavam com cerca de 70 alunos.

Sobre as inscrições, ele explicou que são realizadas no próprio local, por ele, no horário da aula ou na Casa da Cultura com o Donald no Departamento de Esporte, que fica na Praça Doutor Avelino de Queiroz, 193, das 08h ás 11h e de 13h ás 17h.

O diretor de esporte Luís Fernando Gonçalves pontuou que é de extrema importância a inclusão desses jovens em campeonatos que devem motivar e incentivar os mesmos a continuar com a prática esportiva e a prefeitura tem dado todo apoio a essas competições.

Na oportunidade o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), comentou que essa participação dos alunos faz com que a cidade apareça de forma positiva e incentive cada vez mais as crianças e adolescentes a participar dos projetos esportivos.

Vale ressaltar ainda que há uma parceria com o CRAS, de 15 em 15 dias, em que uma assistente social visita o projeto e conversa com os alunos sobre os problemas causados pelo uso drogas, bebidas, orientando eles para seguirem no melhor caminho.