ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR AVELINO DE QUEIROZ COMEMORA 104 ANOS EM PIUMHI

No próximo dia 01 de abril a Escola Municipal Doutor Avelino de Queiroz comemora 104 anos. Para comemorar a data a instituição preparou uma semana de comemoração para as crianças que estudam lá e uma missa para toda a população. A escola conta com 350 alunos, sendo 73 da Educação Infantil, 247 do Ensino Fundamental e 30 da AEJA, Educação para Jovens e Adultos.

Na segunda-feira, 03, os alunos irão fazer um passeio de trenzinho; na terça-feira, 04, brincadeiras dirigidas pelo professor; na quarta-feira, 05, uma gincana na escola e á noite a missa na Igreja do Rosário ás 19h; na quinta-feira, 06, acontece a premiação dos trabalhos dos alunos, poemas, desenhos, frases e para encerrar na sexta-feira, 07, acontece a apresentação de Dança do Programa Novo Mais Educação também na escola para os alunos.

Atualmente, a escola está sob a direção de Lucimar da Silva Terra, conta também com uma equipe composta por duas supervisoras escolares, Psicóloga, Psicopedagoga, Fonoaudióloga, professoras, secretária, auxiliar de secretaria e contínuo-serventes num total aproximadamente de 50 funcionárias.

Atendendo nos turnos matutino e vespertinos crianças na faixa etária de 4 à 14 anos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. E também no turno noturno alunos acima de 15 anos para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) sendo que alguns alunos residem na zona rural do município. A escola também atende o Programa Novo Mais Educação no turno da manhã com aulas de reforço pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e aulas de música, dança e jogos.

A Escola foi fundada em 1913 pelo médico Dr. Avelino de Queiroz. Na época prefeito de Piumhi, construiu e inaugurou a 1ª Escola de Piumhi no dia 1º de abril. Sendo chamada de Escola Estadual Dr. Avelino de Queiroz.

Em sua trajetória aconteceu um incêndio no ano 1994 onde todos os arquivos foram perdidos e com a ajuda da Prefeitura e da população a escola foi reerguida novamente.
Até 1997 a escola foi mantida pelo governo do estado, a partir desta data foi municipalizada sendo denominada E. M. Dr. Avelino de Queiroz. A letra e música do Hino da Escola foram compostas pela Professora Hebe Bruno em 13/2/2005 e reformulado no seu centenário.

Este ano, completando 104 anos de funcionamento tem como lema “Dinamismo, Competência e Comprometimento”, buscando garantir a criança o conhecimento básico necessário para torná-la um cidadão capaz de fazer escolhas, conhecer opções, solucionar problemas e almejar uma vida social e econômica digna.