“SEMANA DA LEITURA E DA LITERATURA” É DESENVOLVIDA COM ALUNOS EM PIUMHI

Em comemoração “Dia Nacional da Leitura”, a Secretaria Municipal de Educação de Piumhi realizará até o dia 12 de outubro, em todas as Escolas e Cmeis Municipais, a “Semana da Leitura e da Literatura”, com atividades Lúdicas e prazerosas, que tem por objetivo estimular os alunos o gosto pela leitura. As atividades estão sendo desenvolvidas desde o dia 07 de outubro.

Dentre as atividades realizadas, estão sendo desenvolvidas várias visitas à Biblioteca Pública Municipal, hora do conto, teatros e dramatizações, sarau literário, mostra literária, piquenique literário, entre outros.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Amélia Mourão, os alunos tem vivenciado momentos de muita alegria e aprendizado, que levarão para suas vidas.

“Nosso empenho em desenvolver o prazer pela leitura e o convívio com a literatura se faz presente durante todo ano letivo, entretanto em outubro nossos esforços intensificam na Semana da Leitura e da Literatura. A importância que os alunos dão as atividades nos gratificam: Ler possibilita viagens e sonhos”, enfatizou Amélia .

A importância da leitura está no quão agradável ela é para o leitor e nos benefícios que ela proporciona. Ela abre portas, cria pontes entre o saber, o conhecimento e a desenvoltura. Quem lê, escreve e fala melhor, comprovadamente.

O objetivo é de estimular a convivência da sociedade na produção literária, além de enfatizar junto à sociedade brasileira a importância do cultivo do amor aos livros desde a infância. Por isso, foi instituído o “Dia Nacional da Leitura”, no dia 12 de outubro e na semana desse dia, foi criado ainda a “Semana Nacional da Leitura e da Literatura”.

A literatura é a expressão da criatividade, da cultura e das ideias que alguém tem consigo e as mostra através da escrita. É saber dominar a escrita, utilizar as palavras de forma prazerosa, atrativa, clara e coesa e criar o incomum dentro do uso da escrita, o incomum capaz de nos maravilhar.