SECRETARIA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO APRESENTAM EXPERIÊNCIA EXITOSA DO CRESCER SAUDÁVEL PARA GRUPO EM PASSOS

Na última quinta-feira (25/04), a Secretaria de Educação e de Saúde de Piumhi, por meio da nutricionista Solange Gatti e a responsável pelo projeto “Crescer Saudável” Graciele Araújo, estiveram no Auditório da Secretaria Regional de Saúde de Passos para apresentar a experiência de Piumhi com o trabalho de programas que envolvem Alimentação Adequada e Saudável. Cerca de 30 pessoas assistiram a apresentação, representando 24 municípios que fazem parte da regional de Passos.

Na oportunidade, as representantes explicaram para os presentes como são executados os programas que tratam de Alimentação Saudável e Adequada para grupos populacionais específicos.

Na explanação, elas trataram da alimentação cardioprotetora, com apresentação de materiais para se trabalhar com a população; a Suplementação de Ferro e Ácido Fólico e a importância do uso em Gestante e a Suplementação de Ferro em crianças menores de 2 anos.

Foi tratado também do NutriSUS, que é um Suplemento para crianças menores de 5 anos que acontecem dentro das creches e Cmeis, entre outros programas como Bolsa Família na Saúde e Programa Saúde na Escola, no qual o Programa Crescer Saudável está inserido. Na ocasião falou-se sobre dados migrados do sistema e-SUS para as plataformas do SISVAN e Programa Bolsa Família na Saúde.

Graciele disse que o evento trouxe novos materiais e novas ideias para as atividades a ser desenvolvidas, sempre buscando um bom atendimento à população, tendo o município a oportunidade de apresentar aos outros municípios, que estão na iminência de adesão ao Programa “Crescer Saudável”, “A experiência exitosa que tivemos em nosso primeiro ano como contemplados neste programa”, comentou.

O “Crescer Saudável” contempla crianças de 0 a 10 anos de idade e envolve atividades de Educação Nutricional, e atendimentos especializados de acordo com a demanda encontrada. Foi feita uma explanação detalhada das atividades realizadas.

Essas atividades contam com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação, trabalho que envolveu os profissionais das duas áreas e mobilizou todo o público alvo durante o ano de 2018, projeto qual Piumhi é pioneiro e teve ótima receptividade ao apresentar as ações realizadas em nossos estabelecimentos escolares.