SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA PALESTRAS DE CAPACITAÇÃO

Na última quarta-feira (26), a Secretaria de Educação realizou palestras com educadores e gestores da rede municipal, com o intuito de cada vez mais ofertar aos estudantes um ensino de qualidade e uma gestão efetiva. As ações foram realizadas na Escola Municipal Josino Alvim.

A Professora Mestre em Educação, Andréia Carla Ferreira Dimas, conduziu as duas palestras, sendo uma com o tema “Gestão Escolar”, contando com a presença das Diretoras Escolares, Coordenadoras de Creches, Cemeis e Supervisoras Pedagógicas das Escolas Municipais.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Dânia Terra, a gestão escolar é reconhecida, hoje, como um dos elementos determinantes do desempenho de uma escola.

“Várias discussões abordando esse tema se faz necessário, a fim de discutir alguns conceitos existentes sobre esse aspecto da escola. Para falar sobre gestão é preciso considerar que esse é uma aspecto fundamental para o bom desenvolvimento da escola. Gestores organizados e eficientes impactam na qualidade do ensino de qualquer unidade escolar,  ou seja, uma boa gestão é fundamental  para se promover  um ensino de qualidade no município” comentou Dânia.

A segunda palestra teve como tema “O Brincar como Estratégia de Ensino” sendo direcionada às professoras do ensino infantil, supervisoras pedagógicas, coordenadoras e diretoras de escolas, creches e cemeis.

A Secretária de Educação Maria Amélia Mourão explanou que trabalhar esse tema tem por objetivo proporcionar uma visão mais consciente acerca da importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil.

“Brincar serve como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural da criança. É preciso compreender qual é o papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, dirigidas ou livres”, comentou Maria Amélia.