SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICPA DO 1º ENCONTRO DE PREFEITOS E EDUCADORES EM BAMBUÍ

A Secretaria Municipal de Educação de Piumhi foi representada no 1º Encontro de Prefeitos e Educadores, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí.

O evento aconteceu na última semana de outubro, com a participação da Secretária Municipal de Educação, Maria Amélia Mourão Fernandes Nogueira, representando o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco).

O primeiro encontro contou com a participação de representantes das cidades da região, sendo esses Prefeitos (as), Secretários (as) de Educação e Representantes das Câmaras de Vereadores.

O intuito foi de informar sobre o processo de construção e fortalecimento do arranjo produtivo local, além da possibilidade de firmar futuras parcerias com uma Instituição de Ensino Federal.

O encontro foi recepcionando pelo Diretor-Geral do Campus, Prof. Dr. Rafael Bastos Teixeira. N oportunidade, foram apresentadas as equipes de trabalho e direcionados os visitantes aos setores de produção e laboratórios, onde os mesmos conheceram pesquisas desenvolvidas pelos docentes e estudantes dos diversos cursos.

Os convidados conheceram também o papel desempenhado pela Assistência Estudantil na promoção do combate à evasão escolar. Foi discutido ainda sobre como as prefeituras podem ser fundamentais na criação de políticas públicas de apoio à permanência dos estudantes no campus, tal como a disponibilização de transporte.

Na sequência, a Prof.ª Dra. Luciana da Silva de Oliveira, ministrou palestra sobre o tema: “Educação e Sociedade”, onde os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o histórico da educação no Brasil.

Na ocasião, foi exibido o cenário atual que vivem os municípios, além de levar informações sobre o nível de ensino ofertado no instituto. Ao final do evento, o Diretor Geral, Prof. Rafael, assinou com os municípios participantes, uma carta de intenção para fornecimento de cursos de qualificação.

Desta forma, foi um momento de troca de experiências, onde as lideranças políticas discutiram soluções educacionais eficientes e até mesmo utilizadas por outras prefeituras.