PREFEITO DE PIUMHI ENTREGA ÔNIBUS ESCOLAR PARA EDUCAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (18/02), o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco), entregou um ônibus para a Secretária de Educação, Maria Amélia Mourão Fernandes Nogueira, para ser utilizado no transporte dos alunos da zona rural do município.

O veículo foi adquirido por meio da adesão à Ata do Governo Federal, com recursos oriundos da transferência financeira do Fundo Nacional de Educação (FNDE/MEC) e deve começar a ser utilizado no próximo mês, uma vez que algumas providências como seguro, emplacamento ainda devem ser realizados.

Esse resultado foi obtido por meio do trabalho desenvolvido pela Equipe Local do Plano de Ação Articuladas (PAR), direcionada pela Secretária de Educação do município na elaboração e acompanhamento plano.

No PAR do Município de Piumhi/MG constam ações elaboradas pela Equipe e aprovadas pelo FNDE, aguardando o encaminhamento de verbas para conclusão dessas.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.
A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR).

Na oportunidade Deco comentou que este veículo veio a acrescentar aos trabalhos já realizados em Piumhi, tendo em vista a necessidade de atendimento aos alunos na cidade e comunidades rurais.

A secretária de educação Maria Amélia disse que esse ônibus que o município acabou de receber é fruto do trabalho e persistência de uma equipe junto ao governo federal e FNDE através da elaboração e acompanhamento do PAR.

“Sabemos da importância desse veículo para a comunidade escolar rural que recebe um transporte com maior conforto e segurança para os alunos atendidos. E continuamos trabalhando, Secretaria Municipal de Educação e Administração Municipal com o intuito de prover melhor qualidade educacional para nossas crianças, seja na parte estrutural, seja no pedagógico em seu dia-a-dia escolar”, enfatizou.

Atualmente Piumhi conta com 161 veículos em sua frota.