PALESTRA DISCUTE O NOVO ENSINO MÉDIO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA

A Secretaria de Educação realizou na última segunda-feira, 09, uma palestra com o Deputado Federal, Reginaldo Lopes,  no Campus Avançado do IFMG de Piumhi.

Estiveram presentes na palestra a Secretária de Educação Maria Amélia Mourão, o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), o Superintendente Regional de Ensino, Ricardo Medeiros, entre outras autoridades da região, além de profissionais da área de educação e populares.

O objetivo foi o de esclarecer sobre as mudanças e impactos que o novo ensino médio trará a longo e médio prazo para as escolas e os alunos, pontuando os aspectos positivos e negativos. Ainda na palestra foi abordado sobre o crescimento da violência e a atual vertente da segurança pública. O tema bastante abordado foi de suma importância tendo em vista o momento em que nossa região está sendo afetada pela barbárie humana.

O Superintendente agradeceu o apoio das autoridades e elogiou a dedicação em que o Prefeito Deco e a secretária Maria Amélia zelam pela educação do nosso município.

Quando abordado sobre a importância dos temas discutidos, o Deputado Reginaldo Lopes explanou “Precisamos melhorar a qualidade do modelo de educação no Brasil, o modelo pedagógico do ensino médio está esgotado, o ensino médio deve deixar de se organizar por matérias e se organizar por áreas de conhecimento, de acordo com o que os alunos têm afinidade. A proposta é de um ensino médio para todos, despertando nos jovens sua vocação e viabilizando sua capacitação profissional e social. O ensino médio deve prepará-lo para a vida e não apenas para uma faculdade. Esta palestra visa discutir como iremos na prática aplicar esse projeto”, disse.

Sobre a segurança, segundo Reginaldo “Toda a população está preocupada com a segurança, e que o país se tornou um dos mais violentos do mundo. Precisamos fazer uma cultura de paz no país, democratizando o tema segurança pública para que todos se juntem e proponham soluções, definam metas e planejamentos”, frisou.

Na oportunidade, a Secretária Maria Amélia agradeceu a presença de todos os presentes, demonstrando sua satisfação em ver que as pessoas, mesmo após um dia de trabalho por vezes cansativo, ainda assim se dispuseram a comparecer ao evento.

O Prefeito Adeberto também fez questão de agradecer a presença de todos, citando o Prefeito Roldão Faria de São Roque, o Secretário de Educação de Capitólio João Antônio Alves, vereadores que prestigiaram o evento, além de também agradecer o comparecimento dos palestrantes e da população.

Deco ainda ressaltou sobre a importância dos temas debatidos, principalmente sobre a discussão levantada em torno das políticas de segurança pública.

“O tema coincidiu com o que Piumhi acaba de passar, algo que nunca havia ocorrido antes, que foi a explosão dos bancos do Brasil e Caixa Federal onde durante a ação foram feitos cerca de 20 reféns. Ainda estamos todos estarrecidos com o acontecimento, após esse susto. Essa discussão sobre segurança pública é de suma importância, pois precisamos cada vez mais discutir e nos organizar para dar um fim na violência crescente no país”, pontuou Deco.