“OUTUBRO ROSA” É DESTAQUE NAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DA SAÚDE

Na última semana de outubro, para fechar o mês com chave de ouro, a Equipe da Saúde da Mulher, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi, realizaram diversas atividades com a população. O intuito foi de alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

No dia 29, as acadêmicas de Medicina, Vanessa Mourão e Júlia Ricci, ministraram sobre o tema câncer de mama, o câncer no colo de útero, sobre a importância da prevenção primária e secundária para evitar um câncer totalmente curável.

O evento aconteceu na Casa dos Velhinhos Grijalva Alves Terra, onde estiveram presentes pessoas da sociedade civil, do grupo Mulheres de Peito, profissionais da saúde e educação.

Para a acadêmica, Júlia Amélia Ricci, essa interação e troca de saberes entre os profissionais de saúde das unidades básicas de Piumhi é extremamente necessária. É de suma relevância falar sobre esse tema, com o intuito de mobilizar, principalmente, os agentes comunitários de saúde; na busca ativa de pacientes que se encontram dentro das indicações de rastreamento dessa malignidade.

“Essas palestras reforçam que para atingir objetivos dentro do campo da saúde, como reduzir a mortalidade por essa doença, deve-se haver uma mobilização de todos os componentes da equipe de saúde da família”, reforçou a universitária.

Já na quinta-feira, 30, foi realizada uma caminhada em prol do “Outubro Rosa”, juntamente com estudantes e profissionais da educação. Deste modo, durante todo o mês de outubro, foram desenvolvidas atividades com os alunos das escolas públicas, sobre o câncer de mama, com foco nos cuidados e prevenção.

Os estudantes do 4° e 5° ano das escolas municipais, produziram frases sobre o tema. As melhores frases foram selecionadas para participar do “Concurso de Frases”.

A realização do concurso aconteceu após a caminhada, na Praça Padre Alberico de Souza Santos, e por meio da comissão (coordenadora dos PSFs, enfermeira e representante da Saúde da Mulher), onde elegeram o primeiro, segundo e terceiro lugar. Os primeiros colocados ganharam prêmios, incentivando a participação e a desenvoltura dos mesmos.

A Coordenadora do programa Buscando Vidas e referência da Saúde da Mulher, Elisabeth Aparecida Costa Pinto, contou que o concurso faz parte há 4 anos do plano de ação do programa “Buscando vidas”, trabalhando a prevenção do câncer de mama.

De acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Passos, o “Buscando Vidas” possui uma grande rede de atendimento para a detecção precoce do câncer de mama. Essa rede, apoiada pelas secretarias municipais e estadual, é composta por 28 municípios de três microrregiões que formam o Polo Macro-Passos, com uma população-alvo de mais de 40 mil mulheres, acima de 40 anos.

Na oportunidade, 15 pessoas foram sorteadas, mais duas jovens que ficaram em segundo e terceiro lugar no concurso, para fazer limpeza de pele e maquiagem, tudo isso devido à ajuda de voluntários e a esteticista, Kelly Cristina. Trabalhando a importância da autoestima e os cuidados com o corpo.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, contou que o evento foi um sucesso e que ficou muito feliz com todo engajamento dos profissionais e da população.

“Em outubro foram realizadas diversas ações de promoção e prevenção contra o câncer de mama, dentre essas ações foi realizada mamografias, palestras, distribuído cartazes com caráter informativo. Ficamos muito felizes, pois conseguimos atingir o nosso objetivo e fechamos a semana com uma caminhada muita bacana, participativa e estamos nos preparando para o Novembro Azul”, concluiu a Secretária.