ESCOLA MUNICIPAL LUDGERO LIMA ARANTES COMPLETA 25 ANOS

No último dia 27 de março, a Escola Municipal Ludgero Arantes completou 25 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizada uma gincana pedagógica nos dias 23 e 24 no Clube Campestre. Houve ainda, na sede da escola, uma apresentação de teatro e concurso literário no dia 27, com a presença dos pais e convidados.

Na oportunidade, o prefeito Adeberto José de Melo, o Deco, que esteve presente na solenidade de comemoração, juntamente com a secretária de educação Maria Amélia Mourão parabenizou a escola, ressaltando a competência com que todos os envolvidos trabalham e lutam para ter um local cada vez mais avançado e de qualidade.

A escola conta com 27 funcionários e atende os alunos da zona rural do município e do bairro Nova Piumhi.

A instituição de ensino ministra a Educação Básica nos níveis Educação Infantil (II Período) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e está inserida no Programa Novo Mais Educação que busca a ampliação da jornada escolar no contra turno (manhã e tarde). Inicialmente, atendia apenas algumas dezenas de alunos em apenas um período. Atualmente, atende 210 alunos desde o 2º período da Educação Infantil, e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com um total de 12 turmas distribuídas em dois períodos. Com Regimento Interno e Projeto Político Pedagógico, autônomos e de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação.

A Escola Municipal Ludgero Lima Arantes, surgiu da necessidade de atender ao novo bairro que surgia: o Bairro Nova Piumhi. Criada pelo Decreto 1.102/91, de 19/09/91, Portaria nº 266 de 27/03/92, é integrante da Rede Municipal de Ensino, ministrando ensino obrigatório e gratuito.

O nome foi sugerido em um Projeto Lei do então vereador Sr Antônio Sabino, justificando o nome Ludgero Lima Arantes por ser o doador do terreno da escola. Está localizada à Rua Clodomiro Clovis Cunha, 335, funciona desde 91(com Lei de criação datada de 27 de março de 1992), como Escola de ensino fundamental dos anos iniciais.

A unidade escolar está situada num bairro que a quatro décadas era uma fazenda e que cresceu, significativamente, no aspecto populacional nos últimos anos, porém ainda é muito carente em opções de lazer, esporte e cultura. A escola é, portanto, o grande referencial em relação a esses aspectos para as famílias que residem na comunidade.

A escola caracteriza-se por uma prática de gestão participativa, buscando envolver a comunidade na tomada de decisões, o que já ocorre com as reuniões por turma, de pais, Conselho Escolar, na Elaboração do PDE, na entrega de boletins, bem como na definição do uso de recursos financeiros.