CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO É TEMA ATIVIDADES NAS ESCOLAS E CMEIS DE PIUMHI

Em atendimento ao calendário escolar, foi realizado entre dias 23 a 27 de setembro, várias atividades com o tema “Educação para o Trânsito”, nas escolas e CMEIS de Piumhi. Essa iniciativa foi idealizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante a semana de Educação no Trânsito, foram elaborados vários exemplos para contribuição de conscientização das crianças, a respeito da promoção de um trânsito mais seguro. Foram aplicadas atividades para que as mesmas possam atuar como agentes educativos nas famílias.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Amélia Mourão, as crianças fazem parte do trânsito diariamente e, por isso é importante, desde cedo, trabalhar essas questões de educação, para estarem sempre atentos aos comportamentos que devem ter, sejam na hora de passear com os pais, atravessar a rua ou brincar.

O comportamento no trânsito deve sempre ser discutido entre adultos e crianças. Por isso, no dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito em todo país. Essa data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, possuindo como principal objetivo o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que motoristas e pedestres devem ter no trânsito.

Sabendo disso, a Secretaria elaborou essa série de atividades, pois a escola tem um relevante papel a desempenhar, potencializando reflexões a respeito de temas importantes como este.

O desenvolvimento dessas ações foi abordado de formas simples e educativas, como por exemplo: Atividades com as cores do semáforo, confecção de sinalização de trânsito, cartazes e painéis trabalhando a conscientização; realização de conversas e brincadeiras, construindo uma rede de valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como a paciência, solidariedade, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito.

“Estar atenta aos movimentos da Educação, nos faz ter a oportunidade de renovação, movimento e mobilidade. A Semana de Educação para o Trânsito em nossas escolas foi uma verdadeira aula de civilidade, solidariedade e responsabilidade. Cada unidade trabalhou dentro de sua realidade nos brindando com uma aula de cidadania”, reforçou Maria Amélia.

Aumentar Fonte
Contraste