Mais de 400 alunos participam do curso Cultura e Ação, na Casa da Cultura.

A Casa da Cultura é o principal órgão que ensina à comunidade diversas técnicas de arte, que estimulam a criatividade e serve como fonte de inspiração.

A atual administração preocupada com a parte cultural da cidade tem investido no ensino de jovens e adultos, em diversas áreas, através do Projeto Cultura e Ação.

São ofertados, gratuitamente, os cursos de zumba, dança afro, balé, jazz, ginástica, dança solta, dança de salão, artesanato, além de aulas de canto, coral, piano, viola, violão, bateria, teclado e introdução de informática para a terceira idade.

O Projeto funciona do início do ano ao final de novembro. Sempre no último mês do ano, as atividades são interrompidas para que os professores e alunos possam tirar férias.

Atualmente, quase quinhentas vagas do serviço são ofertadas anualmente. As inscrições podem ser feitas no mês de janeiro. É disponibilizado também o cadastro reserva, onde os possíveis alunos são convocados com abertura de vagas.

Para o prefeito Deco, é de fundamental importância proporcionar mais cultura para a população. “O intuito de nossa Administração é valorizar ainda mais os projetos culturais de nossa cidade. Sabemos do valor de um bom aprendizado, por isso, valorizamos professores e alunos que utilizam do serviço. Mesmo passando pela a crise que o país enfrenta, a prefeitura de Piumhi mantém aceso e conserva o Projeto de onde saem futuros profissionais. Quero agradecer e parabenizar toda a equipe da Cultura que não medem esforços no dia a dia. O nosso intuito é fomentar ainda mais esse serviço que é ofertado, onde são valorizadas crianças, jovens e adultos. Recentemente, reinauguramos o Cinema que havia sido fechado. Sabemos da importância cultural de nossa cidade e queremos mantê-la intensa”, disse o prefeito.

Na Casa da Cultura, a população pode conhecer também um pouco da história de Piumhi. Projetores, galeria de fotos dos ex-prefeitos, acervo da ferrovia, museu das profissões, dentre outros acervos. O horário de funcionamento é as terças e quintas de 8 as 21 horas e as segundas, quartas e sextas de 8 as 17 horas. Todos os dias há intervalo de almoço.