CASA DA CULTURA REALIZA ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS

A Prefeitura Municipal de Piumhi promoveu na última semana, por meio da Casa de Cultura, a segunda edição do projeto “Cultura em Ação”. Na ocasião, foi elaborada uma programação para comemorar o Dia das Crianças. As atrações aconteceram durante a tarde de 13h às 15h e a noite a partir das 18h, em frente a Casa da Cultura (Praça da Matriz), com rua de lazer e muitas brincadeiras, pipoca e algodão doce.

Durante o período diurno, o evento contou com a presença de 500 crianças, foram desenvolvidas atividades preparadas pelos monitores do Departamento de Esporte. Além disso, foi realizado atendimento, cadastramento e atualização do Bolsa Família, orientação de saúde bocal infantil, oficina de artesanato, apresentação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Já à noite, foi uma média de 200 pessoas e predominaram as apresentações artísticas dos projetos assistidos pelos professores do Departamento de Cultura. Foram feitas apresentações musicais e de dança dos alunos do projeto “Cultura em Ação”. Na intenção de influenciar a população a desenvolver o lado artístico. Sendo de grande relevância para os jovens, adultos e idosos, a qual a música, a arte, dança une todos em prol de um bem em comum.

O evento contou com algumas parcerias, o Departamento de Esporte, onde os monitores ajudaram na rua de lazer. A Secretária de Assistência Social, prestando alguns serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretária de Saúde, com a oficina de saúde bocal infantil. Nair Andrade, diretora do Departamento de Cultura, acredita que essa união foi primordial para que o evento acontecesse e agradece a todos que de alguma forma contribuíram.

Algumas instituições que se estendem ao “Cultura em Ação” é: o Abrindo Caminhos, Reconstruindo Vidas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Ciame, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CAPS AD, Centro dos Idosos, CRAS. O projeto tem como principal objetivo trabalhar, a musicalização, aulas de cantos, violão, teclado e a dança, como o balé e expressão corporal.

De acordo com a Diretora do Departamento de Cultura, o projeto “Cultura em Ação”, procura levar cada vez mais a toda população o conhecimento cultural através da música e da dança, com muita riqueza.

“Essas apresentações ficam cada vez mais preservada e resguardada na memória das pessoas. Pensando nisso, estamos fazendo esse trabalho desde os pequenos, tentando que isso se torne presente na vida de toda população” afirma Nair Andrade.

Para o Prefeito da cidade, Adeberto José de Melo (Deco), essa foi uma grande oportunidade de desenvolver ações relacionadas à cultura, beneficiando as crianças em uma data especial para elas.

“O dia das crianças foi lembrado de forma muito positiva pelas crianças que participaram deste projeto. Nossa gratidão a todos os envolvidos neste trabalho, que tende a ser cada vez mais valorizado pela população”, comentou Deco.