X Conferência de Assistência Social tem início em Piumhi

Na manhã de hoje, 17, aconteceu a abertura da X Conferência de Assistência Social de Piumhi, a partir das 09hs na Câmara Municipal. O evento segue até na quarta-feira, 19 e está sendo realizado pela Prefeitura de Piumhi, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Educacionais.

Estiveram presentes o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco), o vice-prefeito Éder Mota Barbosa, o secretário de Políticas Públicas e Educacionais Jorge Correa, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Clésio Júnior, a secretária de saúde Aline Barbosa, o presidente da Câmara Antônio Fernando Gomes, o juiz de Direito Rogério Mendes Torres, presidentes e membros de entidades, funcionários municipais entre populares.

Na abertura foi feita a leitura e aprovação do regimento interno e uma palestra com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, realizada pelo juiz de direito de Piumhi Rogério Mêndes Torres.

Na oportunidade Deco frisou que é muito importante o trabalho que está acontecendo do executivo, com o apoio do legislativo e judiciário, pois com o engajamento de todos conquistaremos cada vez mais coisas para a população.

“A assistência social é um tema muito importante e é de extrema importância que seja discutido, pois esses questionamentos têm muito a agregar em nossa administração com o traçamento de metas para trazer diversas melhorias para o município”, disse.

Como secretário de Políticas Púbicas e Educacionais Jorge ressaltou que a conferência é de extrema importância, uma vez que é uma oportunidade de estar mais próximo da população, de maneira a discutir as políticas, propostas e alternativas para melhorar a prestação de serviço na área de assistência social na cidade.

Ele enfatizou que acredita que muitas coisas devem ser realizadas ainda na área de assistência no município e afirmou que várias necessidades serão supridas brevemente como a construção de mais uma unidade do CAS e o reforço da equipe do CREAS.

O presidente do conselho Clésio Júnior agradeceu o apoio e engajamento de todos os envolvidos na conferência, lembrando da importância do mesmo para o município.

O presidente da Câmara Antônio Fernando Gomes desejou uma boa conferência a todos os participantes e reafirmou a parceria do executivo com os projetos sociais de Piumhi.

Amanhã, 18 de julho, serão realizadas as pré-conferências, das 19h ás 20h30, sendo uma no CRAS que vai tratar da “Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”; outra no PSF Rural (Penedos) que irá discutir “A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”; no PSF Dona Tina onde será tratado “O acesso ás seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais” e por último a reunião será no PSF Bossuet Costa que irá apresentar o tema “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais” e ainda na zona rural de Penedos, acontecerá a discussão dos quatro temas a partir das 19h.

No dia 19, quarta-feira, no auditório da Casa da Cultura (Cine Victor Agresta) acontece a conferência a partir das 12h30 com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, com a palestrante Silmere dos Santos, assistente social da Prefeitura de Belo Horizonte, acontecendo logo após a apresentação de propostas e a eleição de delegados.