SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA EVENTO EM PROL DO DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social de Piumhi, por meio do CREAS e do CRAS, realizará na próxima sexta-feira, 18, um evento para alertar e tirar dúvidas sobre o tema.

A data é comemorada em todo país e visa mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em Piumhi, as atividades acontecem de 09hs às 16hs, na Praça Padre Alberico, com a participação da rede socioassistencial do município, que fará a mobilização, por meio das equipes do CREAS e CRAS com atividades educativas e de orientação para toda população a respeito do assunto.

Essa data foi escolhida em razão de um crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina capixaba de Vitória/ES, de 8 anos de idade foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada numa orgia imensurável, sendo que os agressores não foram punidos. Assim, o movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O prefeito Adeberto José de Melo (Deco) enfatizou a importância de todas as cidades aderirem ao movimento e mostrar solidariedade ao caso.

“É muito válido e importante essa mobilização, tendo em vista que muitas pessoas não denunciam por falta de informação e receio. Quanto mais pessoas denunciarem, falarem do caso e mostrarem solicitas à esta causa, menos casos de pedofilia teremos. Esse é um assunto sério que precisa ser discutido em todo o Brasil e acabar”, comentou o prefeito.