PROGRAMA VIVER COMEÇA FUNCIONAR AINDA ESTE ANO EM PIUMHI

A Secretária Municipal de Assistência Social de Piumhi, Arianne Soares de Oliveira, e a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Delba Helene Cunha Silva, estão em Brasília participando da III Capacitação dos Gestores Municipais, para Implementação do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável.

Essa é uma iniciativa da Coordenação Geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável, da Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos de Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O principal objetivo do evento é capacitar os gestores municipais a implantar o Programa Viver- Envelhecimento Ativo e Saudável, em seus respectivos municípios.

Com o intuito de auxiliar a cidade neste trabalho com os idosos, o município foi beneficiado com 8 computadores para inclusão digital.

“Nossa intenção ao aderir ao programa é aumentar a confiança e a autoestima para o desenvolvimento das habilidades, redução da depressão e da solidão. Vamos ampliar o acesso à informação, evitando inclusive que sofram abusos no que se refere ao recebimento da aposentadoria e de benefícios. Além de possibilitar maior longevidade dos idosos com qualidade de vida” enfatizou Arianne Soares.

O Programa Viver é um processo de otimização de oportunidades para inclusão digital e social, assegurando a participação da pessoa idosa para elevar a qualidade de vida, que se expressa nas seguintes ações, mas que nelas não se limitam:

• Tecnologia: promover a inclusão digital e contribuição a todas as áreas da vida.

• Educação: dirigida com foco na pessoa idosa para qualificar sua convivência familiar e comunitária.

• Saúde: promover modos de viver mais saudáveis na etapa do envelhecimento com ênfase na prevenção como instrumento de combate aos cuidados paliativos.

• Mobilidade física: favorecer para pessoa idosa a prática de atividades físicas no cotidiano e no lazer.

A implantação do “Programa Viver”, no Centro dos Idosos, será realizada no dia 16 de dezembro, a partir das 14:00, pelo Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antônio Costa.