POPULAÇÃO PIUMHIENSE É ATENDIDA COM SERVIÇOS SOCIAIS GRATUITOS

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) têm realizado diversos trabalhos com atividades ofertadas a todas as pessoas, de diversas faixas etárias. Os trabalhos são desenvolvidos na sede do CRAS, no Centro de Convivência do Idoso, nos Projetos “Abrindo Caminhos” e “Sinhana Eva”, no Poliesportivo, Na Casa de Cultura, no Salão Paroquial da comunidade rural de Penedos e na Casa dos Velhinhos “Grijalva Alves Terra”.

O SCFV constitui um dos serviços ofertados pelo CRAS. O projeto desenvolvido é complementar ao trabalho social realizado com as famílias atendidas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias) e PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias e Indivíduos), prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária junto aos usuários.

O programa integra o conjunto de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, junto com o PAIF, oferece à população que vivencia vulnerabilidades sociais oportunidades de reflexão sobre as questões vivenciadas em seu dia-a-dia e estratégias para potencializar os seus talentos.

Os usuários do SCFV são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida. O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, dos orientadores sociais e dos próprios usuários.

Atualmente, o serviço oferece atividades para as seguintes faixas etárias: crianças de 0 a 6 anos; crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; adultos de 30 a 59 anos, pessoas idosas e grupos com idades mistas.

Entre as atividades são ofertadas: oficinas de musicalização no CRAS, todas as quintas-feiras de 8h as 9h, aulas de violão na Casa da Cultura, todas as sextas-feiras, duas turmas sendo a primeira no horário de 14hrs as 15hrs e a segunda turma com aulas de 15hrs as 16hrs.

O SCFV ainda oferece diariamente atividades no Centro de Convivência ao Idoso, a partir das 13hrs, oferece semanalmente atividades aos projetos Sinhana Eva e Abrindo Caminhos e também atende em Penedos realizando atividades no Salão Paroquial, entre outras realizações.

Os interessados devem realizar as inscrições no CRAS, que fica na Praça Zeca Soares nº 98 ou pelo telefone (37) 3371-9272.

Aumentar Fonte
Contraste