Grande público prestigia o ultimo dia da conferência de Assistência Social

Na tarde de quarta-feira (19), foi realizado o encerramento da X Conferência Municipal de Assistência Social de Piumhi, no auditório do Cine Victor Agresta. O evento teve sua abertura na manhã de segunda-feira, 17.

Estiveram presentes o prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), o secretário de Políticas Públicas e Educacionais, Jorge Correa, o presidente da Câmara, Antônio Fernando Gomes, secretários municipais, presidentes e membros de entidades, funcionários municipais entre populares.

Durante a conferência foi apresentada palestra com a assistente social da prefeitura de Belo Horizonte, Silmere dos Santos, que dissertou sobre o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Silmere pontuou que a conferência é uma oportunidade que o cidadão tem de estar fiscalizando aquilo que é feito pela assistência, indicando novas propostas de trabalho e a partir daí criando novas política que garantam seus direitos.

Ela falou em sua palestra sobre o sistema SUAS que foi criado para garantir a assistência à população necessitada e voltou a abordar os quatro eixos discutidos nas pré-conferências na noite de terça-feira, 18, sendo eles “Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”; “A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”; “O acesso ás seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio-assistenciais” e por último “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos sócio-assistenciais” .

Logo após as atividades, foi feita a apresentação de propostas e a eleição de delegados.