EVENTO DO DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS OCORRE EM PIUMHI

 

Na última sexta-feira, 30 de novembro, ocorreu um evento com o intuito de conscientizar sobre a companha de combate à Aids, a ação foi realizada na sede do Projeto Abrindo Caminhos.

O Dia Mundial de Combate à Aids, foi comemorado no último sábado, dia 1 de dezembro, este que é o último mês do ano, é dedicado a conscientização do combate ao HIV, a campanha é conhecida como “dezembro vermelho”. Ciente disso a Secretaria de Saúde em parceria com o CRAS e o CREAS, realizaram essa atividade conjunta.

Na oportunidade, foram realizados testes rápidos de HIV, hepatite b e c e sífilis, que são doenças sexualmente transmissíveis, dezenas de pessoas compareceram ao local e puderam sanar suas dúvidas com os profissionais que estavam presentes realizando os testes e dando orientações à população.

Estiveram no local as enfermeiras Luana Couto, Letícia Ferreira, Marina Guimarães e Gabriela Soares do PSF Sudário dos Santos, além dos profissionais do CRAS, Luís Fernando Costa, Fernanda Caetano, Flávia Silva, Stefania Borges e a coordenadora Delba Silva, e a coordenadora do CREAS Neliane Silva.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, explanou “estaremos durante esse mês todo de dezembro conscientizando acerca do combate a essa doença que infortunadamente vitima milhões de pessoas ao redor do mundo, temos vários projetos em vista, estaremos engajados nessa campanha que é fundamental para garantir que todos tenham acesso a informação e tratamento adequado”.

Ainda segundo Aline “realizamos testes rápidos, demos orientações e vamos continuar durante toda a campanha, e além dela também, auxiliando no que pudermos a população, contamos com o apoio de todos, e pedimos para que participem assiduamente dessa campanha, não tenham medo de realizar os testes, se você realizou algum procedimento de transfusão de sangue, manteve relações sexuais sem o uso de preservativos, faça o teste, quanto mais cedo o diagnóstico mais fácil é o tratamento e melhor será a qualidade de vida”.

Arianne Soares, Secretária de Assistência Social, comentou “ficamos muito honrados em poder estar juntos com a Secretaria de Saúde realizando essa ação conjunta, essa campanha é importantíssima e deve ser muito divulgada e ter uma grande adesão da população, queremos oferecer suporte aos portadores do vírus, e também orientar para que novas pessoas não contraiam essa doença, contamos com o apoio de todos”.

Interessados em saber mais sobre a campanha e sobre as próximas ações que serão desenvolvidas, podem buscar informações através do telefone (37) 3371-9253.

Aumentar Fonte
Contraste