DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PIUMHI PARTICIPA DE REUNIÃO DO GT-SUAS

No início desse mês, uma equipe de representantes da Assistência Social de Piumhi participou de um encontro com a comissão do Suas (Sistema Único de Assistência Social) em Divinópolis. Aconteceram duas reuniões uma para tratar das práticas dos psicólogos e assistentes sociais no Suas e outra para criação do fórum dos trabalhadores do Suas.

Participaram das reuniões as psicólogas do CREAS – Rafaela Isabel e Kelen Lopes, a assistente social do CRAS Ana Paula.

No primeiro momento em que foi discutido as práticas dos psicólogos e assistentes sociais no Suas foram apresentadas pesquisas realizadas pelo setor para auxiliar nas discussões acerca da necessidade de o usuário em atendimento pelo SUS, ter que comprovar que está sofrendo pela condição de desorganização da identidade e gênero.

Outro ponto destacado foi o fato de que na realidade atual, a demanda de transgêneros em nossos territórios pode estar reprimida, percebendo-se que o não acesso é ocasionado pelo próprio usuário ou o trabalhador do SUAS, quando não está preparado para identificá-lo.

Desta maneira, a discussão enriqueceu as práticas profissionais das técnicas participantes no que diz respeito a acesso a informações antes não conhecidas, bem como orientações focadas nos atendimentos.
Já, no segundo momento, a temática foi a criação do Fórum dos Trabalhadores do SUAS, cuja proposta é que aconteça a mobilização e conscientização de todos os trabalhadores envolvidos no sistema, bem como os orientadores sociais, os atendentes, dentre outros. Municípios de pequeno porte se entenderem como necessário, poderão agrupar forças com municípios vizinhos.

A proposta do Fórum foi de dar voz a todos os trabalhadores do SUAS, assim como colaborar para fortalecimento da política do SUAS no município.

Foi abordada na reunião a importância de abertura do diálogo com as entidades do terceiro setor, tais que contribuem com a execução da política de assistência social nos municípios, sendo ressaltada a importância de discussão do papel dos profissionais que compõem a equipe técnica de nível superior, em especial a trabalho desenvolvido pelos advogados e psicólogos.

As participantes do encontro pretendem se reunir com o diretor do departamento de assistência social para apresentar o que foi passado a elas e discutir o que pode ser feito em relação ao que foi aprendido no município.

Aumentar Fonte
Contraste