CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS SE INICIAM EM PIUMHI

Nesta segunda-feira 14, deu-se início aos cursos gratuitos oferecidos pelo SENAC, através de uma parceria com o Bolsa Família, com apoio do CRAS. As inscrições já foram encerradas.

As aulas estão sendo ofertadas na carreta do SENAC, na Praça do Rosário, enfrente ao CRAS. Os cursos ofertados são: Preparo de Pães e Roscas com aulas entre 08h da manhã e 12h, Preparo de Salgados de 13h as 17h e Preparo de Bombons e Trufas no horário de 17h as 22h.

Já as aulas de Preparo de Tortas e Bolos, e Preparo de Pizzas, se iniciarão no dia 04 de fevereiro. Foram disponibilizadas 16 vagas para cada curso, sendo que todas foram rapidamente preenchidas.

O curso é voltado para toda população, em especial aquela que deseja se profissionalizar. Os requisitos são pessoas acima de 15 anos e com 5º ano do ensino fundamental completo. Cada curso tem a duração de 20h sendo distribuídos em 4h por dia, durante cinco dias.

O SENAC é um dos principais agentes de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo que existe no Brasil, fundado em 1946, hoje está presente em mais de 2.200 municípios em todo o país. Trazer cursos de alta qualidade como estes para Piumhi é muito importante para o desenvolvimento social da cidade, capacitar profissionalmente a população e é fundamental para garantir uma qualidade de vida melhor para todos.

Os cursos são direcionados pela professora Silvana, que busca não se limitar apenas a dar uma receita, ela que é Técnica de Alimentos, procura ensinar os alunos todo o processo de preparação dos alimentos, desde a lavagem correta até a forma de servir depois de pronto, contando sobre eles e suas origens, e explicando também os cálculos necessários para que a pessoa possa posteriormente comercializar seus produtos.

A Gestora dos Programas Cadastro Único e Bolsa Família, Nayara Leão, contou “Os cursos do SENAC foram adquiridos através do recurso do Programa Bolsa Família (PBF). O IGD-M deve ser utilizado como possibilidade do município buscar contínuo aprimoramento da gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. O recurso está sendo executado com qualidade e eficiência visando apoio ao desenvolvimento sustentável das famílias beneficiárias analisando perfil, demanda, áreas de capacitação profissional, geração de trabalho e desenvolvimento comunitário. Essa capacitação faz parte do Plano de ação de 2018 e é uma parceira entre PBF, CRAS e Prefeitura Municipal de Piumhi, a mesma foi aprovada em Ata 238 do Conselho Municipal de Assistência Social”.

A Coordenadora do CRAS, Delba Silva, comentou “a chegada da carreta unidade móvel do SENAC para nossa cidade foi para proporcionar aos nossos usuários uma oportunidade de crescimento profissional, de capacitação e aumento da geração de renda, além de auxiliar as pessoas a saíram da condição de vulnerabilidade social e ao mesmo tempo colaborará com o giro de capital na nossa economia local, é um marco inicial de suma importância que estamos tendo para implantação de um programa municipal de geração de emprego e renda, esse é o primeiro de muitos que virão”.

Janaína Oliveira, uma das alunas do curso de Preparação de Salgados, explanou “estou achando muito legal o curso porque é na minha área de trabalho, quero me aperfeiçoar, as aulas se iniciaram agora e já estou gostando bastante, achei o ambiente muito adequado, a professora muito criativa e com grande conhecimento, espero que mais cursos possam ser trazidos para Piumhi. Eu tenho um filho pequeno em casa, o que acaba me impossibilitando de trabalhar fora nesse momento, então tenho buscado essa nova perspectiva de trabalhar em casa, e esses cursos que estão sendo ofertados auxiliam muito na geração de renda para as mulheres que como eu necessitam de ficar em seus lares, e ficar em casa não significa não poder trabalhar, temos que estar abertos a essas oportunidades que podem transformar o meio em que vivemos e termos a chance de ter uma renda própria”.

A Secretária de Assistência Social, Arianne Soares, disse “queremos trazer mais cursos para que a população cada vez mais possa ter a possibilidade de crescer profissionalmente, queremos dar a oportunidade para quem está desempregado poder se qualificar para o mercado, para aqueles que estão pensando em mudar de carreira, para todos que gostam e se interessam por fazer cursos, estamos fornecendo diversos cursos na rede além desses, como por exemplo o de Cuidador de Idosos. Peço que todos fiquem atentos porque em breve iremos trazer mais cursos”.

O Prefeito Adeberto José de Melo esteve presente no primeiro dia de aula e contou “fico muito feliz em ver que a população tem se interessado pelos cursos que a rede vem oferecendo ao longo desses anos, trouxemos diversos cursos de capacitação e todos tem tido uma procura muito satisfatória. Esse foi um dos meus compromissos firmados em meu mandato, de proporcionar ao cidadão piumhiense cursos de capacitação profissional de qualidade e que possa haver uma melhora na renda das famílias que vão para o mercado de trabalho mais confiantes, parabenizo aos interessados que fizeram suas inscrições e estão fazendo os cursos e também a Secretaria de Assistência Social por trazer mais esses cursos para o nosso município e ao SENAC por aceitar ser nosso parceiro”.

É de suma importância que todos que preencheram a ficha de inscrição compareçam ao curso, e mais do que isso, se comprometam a finalizá-lo, pois as vagas foram limitadas e muitas pessoas não tiveram a oportunidade de fazer o curso, é importante valorizar essa chance e levar a sério, se engajando em todas as atividades propostas.