CRAS INICIA PROJETO EM ESCOLA ESTADUAL DE PIUMHI

Foram realizados nos dias 24 e 25 de Setembro os primeiros encontros do Projeto “CRAS na Escola”. O programa tem como principal objetivo levar mais cidadania, informações e proporcionar os serviços sócio-assistenciais à população.

Nesse primeiro momento, em parceria com a Secretaria de Saúde, foi realizada uma palestra com o Psicólogo João Paulo Soares, na Escola Estadual Francisco de Paula Rabelo Horta, onde o mesmo falou para cerca de 175 estudantes sobre o “Cutting”, que é uma pratica que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente entre os adolescentes e jovens de varias idades.

Um outro tema abordado na ocasião, foi sobre a prevenção ao suicídio, aproveitando das atividades da Campanha “Setembro Amarelo” (mês em que se trabalha essa campanha pró-vida). O palestrante falou sobre o principais sintomas e sinais de que uma pessoa está desenvolvendo algum tipo de distúrbio que pode levá-la ao suicídio, e ressaltou aos estudantes as principais formas de identificá-los, como e onde pedir ajuda, caso estejam sentido os sintomas ou conheçam alguém que precise de ajuda.

Esta foi a primeira atividade realizada pelo CRAS, que tem como objetivo realizar novos encontros nas escolas Estaduais e Municipais. O foco destes encontros é abranger as família através da conscientização, orientação e informações sobre os serviços oferecidos pelo CRAS, CREAS e REDE Intersetorial de Piumhi.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Delba Silva, essas intervenções levarão aos alunos das escolas estaduais e municipais, palestras no âmbito da saúde, educação e assistência social.

“Os alunos serão informados também sobre a documentação para acesso a serviços básicos, cadastro do Programa Bolsa família e informações pertinentes, bem como diversos outros serviços ofertados pelo CRAS e CREAS, entre outros assuntos relacionados”.