CONSELHEIROS TUTELARES SÃO ELEITOS EM PIUMHI

No domingo, 06, a população piumhiense elegeu cinco conselheiros tutelares, para o mandato de quatro anos. A votação foi realizada na Escola Josino Alvim, com 1.220 votantes. Ao todo, 1.207 votos foram válidos, 11 nulos e 2 brancos.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão previsto no art. 131 da Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, que instituiu como autônomo, não jurisdicional, possuindo como finalidade zelar pelo cumprimento dos direitos humanos, em especial da criança e do adolescente.

A finalidade é ter um encargo social para fiscalizar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurado com absoluta prioridade a efetivação dos direitos dos mesmos, cobrando que cumpram com o Estatuto e a Constituição Federal.

A Secretária da Assistência Social, Arianne Soares de Oliveira, acredita ser essa uma etapa fundamental na luta do direito da criança e do adolescente.

“Desejo que os candidatos eleitos desenvolvam um trabalho com transparência e comprometimento e que possam fazer a diferença na vida de uma família de forma digna, respeitosa e ética” concluiu a Secretária.

Arianne foi colaboradora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na organização e na logística para a realização das eleições, e agradeceu a todos os voluntários que se juntaram nesse momento importante de votação.

“Agradeço de forma especial também a Secretária de Saúde, Aline Barbosa, por ceder à psicóloga Jaine Reis, que contribuiu para uma das etapas do edital. Também agradece a Secretária de Educação Maria Amélia, e diretora Dilma Silva por permitirem a utilização da escola para todas as etapas contidas no Edital da Eleição Unificadas do Conselho Tutelar”, finalizou.

A candidata Nicole Ferreira da Silva ganhou em 1° lugar com 315 e agradeceu a todos pelo apoio.
“Gratidão pelo carinho e apoio de todos pelo compromisso do voto e confiança em mim. Espero retribuir em trabalho, fazendo o meu melhor, com amor e proteção às crianças e adolescentes. A minha responsabilidade agora é com bem estar da sociedade piumhiense” diz candidata.

Para o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), a população fez sua parte e elegeu de forma democrática os conselheiros que, estão preparados para realizar o trabalho na cidade.

“Parabenizo os vencedores, pois este processo não foi apenas uma eleição. Os candidatos tiveram que passar por um processo seletivo e comprovadamente estavam aptos para o cargo. Por isso, esperamos que essa equipe se destaque e faça um excelente trabalho em nossa cidade, em prol da população e dos direitos adquiridos”, enfatizou Deco.

OS NOVOS CONSELHEIROS DE PIUMHI SÃO:
Nicole Ferreira da Silva – 315 votos
Gustavo Henrique – 306 votos