CMDCA REALIZA EVENTO EM PROL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, na última sexta-feira (30) evento na Câmara Municipal de Piumhi, contando com a presença de centenas de pessoas. Na oportunidade, foi trabalhado o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” com a conferencista Evylles de Faria Camargo.

Durante o evento, foi desenvolvido juntamente com os adolescentes, propostas para melhorar as políticas públicas voltadas a atender crianças e adolescentes, que serão encaminhadas para Conferência Estadual, onde as sugestões apresentadas serão analisadas por profissionais competentes e podem ser integradas à legislação de proteção aos direitos fundamentais desse público.

Entre os eixos temáticos abordados, foi destacado sobre a Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, Participação; Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção; Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Na ocasião, houve ainda uma apresentação musical com os músicos Lorena Arantes e Gabriel Picardi.

O Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), esteve no evento e comentou sobre a importância de incentivar políticas de inclusão desde a infância e adolescência.

“Esse evento é de grande valia, tendo em vista as necessidades dos adolescentes de serem atendidos de forma proveitosa pelo poder público e ainda desvendar as formas de fomentar o interesse dos mesmos em buscar conhecimento e promoção de saúde ao longo da vida”, relatou o prefeito.

Para a Secretária de Assistência Social, Arianne Soares, o evento foi de suma importância para a sociedade, principalmente para os pais e os jovens envolvidos.

“Neste evento, buscamos a mobilização dos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade” ressaltou Arianne.

A etapa nacional da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá em outubro de 2019, em Brasília, e reunirá um conjunto de propostas resultantes das demais etapas conferenciais. As propostas priorizadas na etapa nacional influenciarão na elaboração de políticas públicas, projetos de lei e demais instrumentos e ações voltadas a promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.