CENTRAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SERÁ INSTALADA EM PIUMHI PAR AUXILIAR TRABALHADORES AUTÔNOMOS

Um nova oportunidade para a população que quer mais credibilidade para indicação de serviços, começará a funcionar a partir do dia 14 de outubro. A Central de Prestação de Serviços (CPS), em Piumhi, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem o objetivo de realizar a intermediação de mão de obra do trabalhador autônomo.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Delba Helene Cunha Silva, a CPS é como uma ponte que liga o solicitante e o trabalhador, aumentando as possibilidades de prestação de serviços e geração de renda do trabalhador autônomo. O solicitante se sente seguro ao contratar o serviço de um profissional cadastrado na CPS, pois, sabe que estes profissionais passam pelo curso de Competências Profissionais, no qual aprendem as normas de funcionamento da Central.

Nessa central, também são oferecidos curso para: postura e ética profissional, marketing pessoal, empreendedorismo, Previdência Social e MEI, a importância de ser um contribuinte individual e um Workshop onde os trabalhadores realizam trocas de experiências, apresentam dificuldades enfrentadas no dia a dia e discutem qual melhor solução para cada situação.

O profissional castrado na CPS também possui uma pasta com todas as informações pessoais, documentação, foto, atestado de bons antecedentes, atestado de saúde e referencias pessoais, o que passa mais segurança para o solicitante. O serviço é totalmente gratuito.

“Assim, todos os lados saem ganhando e cumprimos nossa missão que é ajudar na geração de renda do trabalhador. O município de Piumhi tem sido pioneiro na qualificação de mão de obra e crescimento de geração de empregos. Todos os esforços estão sendo realizados para que as pessoas consigam uma colocação no mercado, uma renda que possibilite a garantia de sua dignidade!”, reforçou Delba.

A CENTRAL

A Central faz parte do programa “Qualifica” do governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de MG (SEDESE), com objetivo de intermediar trabalhadores autônomos a contratantes, com diferencial do curso de competências, certificação emitida pela SEDESE e acompanhamento das atividades.

Para a implantação na cidade, foi realizado um treinamento com funcionários da Prefeitura Municipal, na SEDESE. A central já existe em cidades como Belo Horizonte, Betim, Três Corações, Brumadinho, Patrocínio e Itabira.

No município de Piumhi serão 12 diaristas que farão parte inicialmente da Central no município, podendo, com decorrer do tempo e da demanda, aumentar o número e abrir para outras áreas como cuidadores de idosos, jardineiros, eletricistas, entre outros.

Vale ressaltar que, a Prefeitura e Governo de Minas apenas realizam a intermediação de mão de obra. Sendo assim, o autônomo faz o serviço contratado e é remunerado por isso. O serviço prestado pela Central é totalmente gratuito e tem a intenção apenas de auxiliar os envolvidos.

“A Central de Autônomos vem pra somar e é a primeira da regional a ser implantada. Com certeza será um sucesso e irá proporcionar ao contratante e contratado muitas conquistas. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento e dúvida e caso precise de um profissional qualificado para realizar limpeza de sua casa ou comércio, procure a Central de Autônomos” reforçou Delba.

Para outras informações sobre o serviço, basta ligar no telefone 3371-9272 e falar com Luis Fernando.