ATIVIDADES DE COMEMORAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO MARCAM A SEMANA DA DIVERSIDADE EM PIUMHI

A Semana da Diversidade Consciência Negra foi concluída com sucesso após programação firmada pela Prefeitura Municipal. Inúmeras atividades foram realizadas, sendo promovidas pelo Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Piumhi (COMPIR), juntamente com o Departamento Municipal de Cultura, em parceria com a Secretária de Turismo e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

A semana dos dias 14 a 21 foi marcada por diversas atividades de conscientização e comemoração. Dentre as atividades realizadas, destacam-se as apresentações artísticas e culturais, musicalização, capoeira e dança. Foi realizado também rodas de conversa, oficinas de stencil, jogos e brincadeiras afro-brasileiras, bonecas abayomi, oficinas de tranças afro, caminhada da Igualdade Racial, palestras sobre a Diversidade e Consciência Negra.

No dia 21, foi homenageado o casal Geraldo Tomaz da Silva e Romilda de Oliveira, no Anfiteatro Victor Agresta (Casa da Cultura), além de ser realizada a apresentação do Grupo os Seresteiros de Minas.

O Dia da Consciência Negra coloca em pauta o tema do racismo e sugestões sobre como enfrentá-lo. É um momento de refletirmos sobre a desigualdade e o preconceito, em um país onde a população negra é maioria.