TORNEIO DE PESCA REÚNE CENTENAS DE COMPETIDORES EM PIUMHI

Centenas de pessoas participaram no último fim de semana do 14º Torneio de Pesca à Piapara de Piumhi, no rio São Francisco. O prefeito Adeberto José de Melo (Deco), prestigiou o evento, que teve competidores e visitantes de várias cidades do Estado
Uma estrutura foi montada para abrigar a competição que contou ainda com um estande da Casa de Pesca Dourado para venda de produtos. A programação começou na tarde da sexta, 24, com palestra apresentada pelo analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Sotero Guimarães Greco para um grupo de dezenas de pescadores.
A largada foi realizada às 8 horas na manhã de sábado, pelos competidores que disputavam na categoria Embarcada, se dirigindo aos pesqueiros mais distantes do rio São Francisco, e os que competiam na categoria Pesca de Barranco, se depararam com as grandes piaparas que habitam a região.
O encerramento foi realizado às 17 horas, onde os peixes já começaram a surgir e eram examinados pelos árbitros Paulo Ricardo Silva e Conceição Lara Silva, de Belo Horizonte, que procediam na medida e pesagem dos exemplares fisgados pelos competidores.
Muitas piaparas foram devolvidas vivas às águas do São Francisco logo após o procedimento, mesmo estando acima da medida mínima estabelecida pela lei para o abate, que é de 40 centímetros.

VENCEDORES

A classificação na categoria Pesca Embarcada: 1º lugar – Saulo Hostalácio Soares Costa e Eitevaldo Soares Filho (piapara 52 cm, 1,928 kg); 2º lugar – Éder José Morais e Marly Eleutério da Silva (piapara 52 cm, 1,654 kg); 3º lugar – Juliano Goulart Oliveira e Nilton César Rodrigues (piapara 46 cm, 1,242 kg).
Categoria Pesca de Barranco: – 1º lugar – Vítor dos Reis Paula e Doracy de Oliveira Soares (piapara 43 cm, 0,962 kg); – 2º lugar – Edilson Almeida Oliveira e Elenice Maria Pereira (piapara 42 cm, 0,890 kg);- 3º lugar – Sidney de Oliveira Morais e Leandro Vítor Camilo (piau 35 cm, 0,598 gramas).
Os vencedores receberam o Troféu Roldão (Nena) Soares e conjuntos formados por varas Monteiro e carretilhas Maruri modelo Malibu de 10 rolamentos.
Um barco Advance 5.0 SLD da Pantanaltica foi sorteado entre todos os inscritos no torneio e saiu para Ernesto (Bebé) Terra Filho. Também pelo sorteio, estadia de cinco dias no Hotel Pesqueiro da Odila (Pantanal) que teve como ganhador Rikio Soares Silva e dois molinetes que tiveram como ganhadores Cristiane Pereira Oliveira e o formiguense Marcos Vinicius Souto.