REPRESENTANTES DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE PIUMHI RECEBEM EQUIPE DE UNAÍ

Na última sexta-feira, 31, a coordenadora do departamento de agricultura Helenice Miranda, juntamente com o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, o médico veterinário Marco Aurélio Almada Arantes e o Coordenador da Vigilância Sanitária Antônio Henrique Melo Veloso, receberam na Vigilância em Saúde, equipe do município de Unaí, composta por profissionais da área da saúde para conhecer como é a rotina do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O SIM é um departamento que fiscaliza estabelecimentos que fabricam e/ou beneficiam produtos de origem animal ou vegetal, como exemplo, laticínios, queijarias, fábricas de conservas e embutidos, doces, frigoríficos entre outros.
O coordenador do local explicou que tem como objetivo promover a preservação da saúde humana e do meio ambiente e ter foco de atuação na qualidade dos produtos finais. Dentre outros, ele pontuou que o setor atua ainda elaborando programas e planos complementares às ações de inspeções e fiscalizações.
No encontro, foram discutidos vários pontos importantes sobre métodos de avaliação das fábricas, documentos exigidos, critérios adotados pelos fiscais e coordenadores e, sobretudo, quais são os principais elementos dificultadores para a regularização das indústrias.
Após a reunião, o coordenador do SIM e a equipe técnica, foram visitar um laticínio registrado no departamento, acompanhando todo o processo de fabricação de queijos, desde a recepção do leite até a expedição do produto.